7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura mobiliza frentes de combate à dengue

Prefeitura mobiliza frentes de combate à dengue

24/04/2015 22h37 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Prefeitura mobiliza frentes de combate à dengue

Além dos bloqueios judiciais que estrangulam os cofres públicos, Paulo Altomani (PSDB) tem outra preocupação: o combate à dengue. Em entrevista ao Primeira Página, o prefeito de São Carlos destacou que a administração não mede esforços para combater a epidemia. Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que a cidade beira as 7 mil notificações. A administração trabalha em diversas frentes. Além dos hospitais de campanha, que iniciaram as atividades no sábado, 18, com um número aproximado de 400 atendimentos, a Operação Cata Treco, que visa o recolhimento de material inservível percorre diversos bairros de São Carlos e a nebulização dos bairros ocorre com todo o vigor, semanalmente.

Uma outra ação que visa reforçar o mote da conscientização da população são os informativos distribuídos por São Carlos. A Prefeitura informa que 200 mil exemplares foram entregues à população. Com linguagem clara e didática, a população de São Carlos aceitou bem o material. 

“Os moradores devem participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta da Prefeitura e do povo levará ao controle da doença em nosso município”, informa Paulo Altomani.

Altomani citou as ações que a Prefeitura está realizando para controlar a doença e pede o apoio da população. “Estamos realizando uma grande mobilização contra a doença na cidade com a chamada Operação Cata Treco, ação que tem como objetivo remover dos terrenos baldios e das residências objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito transmissor. Também estamos realizando a retirada de utensílios de grande porte como móveis velhos, pedaços de madeira, entulhos e recicláveis. Já percorremos mais de 30 bairros, mas precisamos da ajuda das pessoas para que não voltem a acumular esses materiais nos quintais e consequentemente novos criadouros”, revela Altomani.

AÇÃO EDUCATIVA – O prefeito de São Carlos classifica como “ação educativa” a distribuição dos materiais informativos, produzidos pela Secretaria de Saúde. “É um material de fácil compreensão que atinge todas as faixas etárias, despertando interesse inclusive das crianças”, explica Altomani.

Outra alternativa encontrada pela Prefeitura foi apostar em uma forma diferente de divulgação, a propaganda em sacos de pão. Foram confeccionados 22 mil exemplares e distribuídos, em princípio, em doze panificadoras da cidade, em bairros como Antenor Garcia, Cidade Aracy, Cruzeiro do Sul e Vila Prado. “A ideia foi sensibilizar as donas de casa no combate à dengue, já que o saco de pão chega a quase todas as casas e a propaganda fica exposta horas na mesa dos consumidores, atingindo toda a família”, comentou Altomani.

De acordo com pesquisas das empresas que fazem esse tipo de material, cada saco de pão atinge, no mínimo, 4 pessoas, o que significa que a campanha deve conscientizar 88 mil munícipes na cidade.

Também segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cada brasileiro consome 33 quilos de pão francês por ano, sendo que cada consumidor compra, em média, 5 pães. 70% dos compradores são mulheres, mas toda a família consome. 32% das famílias compram pão mais de uma vez ao dia.

“Fazemos do limão uma limonada. Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras, não medimos esforços para combater o avanço da dengue em São Carlos. E mais uma vez, eu peço que a população nos ajude, pois é com essa união de esforços  que vamos vencer a doença”, disse o prefeito de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x