27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > São Carlos assina memorando para estudo de implantação de tecnologia LED

São Carlos assina memorando para estudo de implantação de tecnologia LED

23/04/2013 23h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos assina memorando para estudo de implantação de tecnologia LED

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, estará na próxima quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, para assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) relativo a estudo de viabilidade para iluminação pública LED de São Carlos. O estudo deverá ser feito pela Regions of Climate Action (R20), fundada pelo ex-governador norte-americano Arnold Schwarzenegger, que estará no Brasil para a cerimônia, na qual assinará memorando com várias empresas, cidades e instituições do país.

 

Comprometida em desenvolver projetos de baixo carbono, por meio de seu programa LED de iluminação pública, a missão da R20 é ajudar no desenvolvimento e implementação de projetos de desenvolvimento econômico nesse sentido, por meio da partilha e potencializando melhores práticas políticas, tecnologia e finanças.

Segundo Tundisi, o estudo reforçará o comprometimento de São Carlos em ser líder em sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente. “Vamos trabalhar, juntos, para criar um estudo que analise a viabilidade da utilização de tecnologia LED, e melhorar a iluminação das ruas de São Carlos”, comenta.

Como uma declaração de intenção de expandir o relacionamento das duas entidades e seus líderes para benefício mútuo, as partes devem criar um grupo de trabalho para entregar o estudo dentro de três meses.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Emerson Signori
Emerson Signori
11 anos atrás

A iniciativa não deixa de ter um aspecto interessante, uma vez que a tecnologia LED veio para ficar.
A aplicação na Iluminação Pública dos chamados “Super LED” é recente em termos mundiais, onde de 3 a 4 anos atrás se deu início na Europa, China e EUA. Como todo novo produto, na fase experimental não teve muito sucesso em função de ter pouca Distribuição Fotométrica além do elevado custo final para seu uso, contudo inviabilizando sua aplicação não somente em função do preço, como também pela desconfiança do setor na sua funcionalidade técnica. Até os dias de hoje a questão da vida útil do equipamento não é comprovada a não ser no que o fabricante diz, e ainda mesmo que os LED’s tenha a vida útil garantida de 100.000 hs como tal é informada, os LED’s necessitam de outro equipamento eletrônico chamados de Driver’s que comandam placas de LED´s para o seu funcionamento, e esses Driver´s certamente não tem vida útil suficiente para garantir a vida útil do Equipamento “Luminária LED”, até porque todo equipamento principalmente eletrônico dependerá muito da qualidade do fornecimento de energia, e nem mesmo a Distribuidora de Energia tem como garantir o fornecimento de tensão nominal sem que haja variação, sobretudo quando em horários de picos, um deles para exemplificar quando centenas de chuveiros ligados ao mesmo tempo em um determinado setor de transformador faz com que ocorra queda da tensão nominal, que coincide no horário de funcionamento da iluminação artificial – Iluminação Urbana, cabe lembrar que a alimentação de Energia da Iluminação Urbana de São Carlos é compartilhada e não Exlusiva.
Como todo inicio na fase experimental Fabricantes e Centros de Pesquisa muito se investiu intelectualmente e tecnologicamente para que pudesse chegar a um Equipamento final que trouxesse resultados suficientemente satisfatórios, não somente em termos de Eficiência Energética como também a uma boa Distribuição Fotométrica, que é um fator primordial para aplicação na Iluminação Urbana, pois há necessidade de iluminar grandes áreas, e claro que viesse atender também as Normas Internacionais para aplicação no Setor.
Hoje no Brasil ainda representa muito pouco a aplicação desta nova tecnologia na Iluminação Urbana, e onde se aplicou vem enfrentando problemas de manutenção, que exige mão de obra especializada, entre outros fatores como produtos de baixa qualidade e como dito anteriormente a qualidade do fornecimento de energia.
Ao ler essa notícia, ao mesmo tempo em que achei interessante fiquei muito preocupado enquanto morador de São Carlos, como dizia meu avô, – “não se coloca carroça na frente dos burros” – a cidade de São Carlos, não está estruturada suficientemente nem mesmo para assumir a Iluminação em janeiro de 2014 como determina a Resolução da ANEEL 414/210, art. 218, da forma em que é nos dias atuais. Digo como profissional atuante do Setor.
Como venho escutando dos vereadores até mesmo da base de sustentação desse governo, – “cada macaco no seu galho”, cuidar de Iluminação Pública não é brincar de ser Gestor, tem que ter conhecimento de causa e estar sempre atualizado as Normas Técnicas brasileiras e internacionais, as regras do Setor Energético, as Normas Técnicas da Concessionária local, antes de sonhar, o passo segundo não é dado antes de dar o primeiro passo, não é possível pular etapas importantes em função de conversas de lobistas com interesses comerciais ao pé do ouvido de leigo.
Senhor Secretário com todo respeito, dessa da nave e estacione em São Carlos, um passo de cada vez!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x