2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Segundo mandato será marcado por desafios

Segundo mandato será marcado por desafios

Prefeitura tem baixa capacidade de investimento próprio orçamentário e inúmeras demandas de urgente atendimento

31/12/2020 08h41 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Segundo mandato será marcado por desafios

Se a reeleição foi conquistada com folga nas urnas, o segundo mandato do governo Airton Garcia (PSL) continua a apresentar problemas desafiadores, alguns deles não resolvidos desde o primeiro mandato.

O primeiro desafio de Airton Garcia diz respeito a sua própria saúde, pois o prefeito apresenta problemas crônicos de insuficiência renal. Sua equipe de trabalho, no entanto, parece suprir as carências do prefeito.

O município, porém, apresenta desafios maiores a começar pelo próprio comprometimento orçamentário. Da receita prevista sobra, quando muito, cerca de 5% para investimento. O restante é gasto para o custeio da máquina pública. Além disso, o município está no seu limite prudencial de gastos com o funcionalismo. Não há margem para contratações.

Isso cria gargalos de difícil solução:

SAÚDE – A rede municipal sofre com a falta de médicos especialistas. Os salários são pouco atraentes. As vagas abertas em concurso não acabam preenchidas. Faltam médicos nos postos de saúde, de pronto-atendimento e também no Centro de Especialidades. Afora isso, a rede também acumula filas em cirurgias eletivas que precisarão de sistemas de mutirão para ser equacionadas.

EDUCAÇÃO – Faltam vagas no ensino infantil. Pais que trabalham têm dificuldade de matricular seus filhos em creches públicas. Há fila judicial para atender essa forte demanda do município. Airton chegou a prometer uma creche por mês na sua campanha para o primeiro mandato. Eleito, não conseguiu cumprir a meta. Também não o conseguirá fazer agora. Uma das propostas em pauta é firmar convênio com creches particulares ou sem fins lucrativos. Mas falta dinheiro para isso.

ÁGUA – São Carlos tem inúmeros bairros com abastecimento insuficiente de água. O problema é crônico na cidade. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) convive com problemas de vazamentos na rede – já obsoleta – de captação e distribuição. Além disso, precisa aumentar a capacidade de fornecimento de água para bairros populosos, essencialmente no Grande Cidade Aracy e no Grande Santa Felícia. Afora isso, a região leste (Jacobucci e vizinhança) também sobre com a falta de água, principalmente nos meses de estiagem.

ENCHENTES – O drama das enchentes em São Carlos não depende de uma única solução, mas de um conjunto de obras que demandam projetos, tempo e dinheiro. Em tese, são obras para médio e longo prazo em problemas cuja demanda é para ontem. A constante impermeabilização do solo urbano e o surgimento de novos empreendimentos imobiliários no entorno da cidade apenas agravam a precária capacidade de escoamento de água pluvial na Baixada.

Em suma, a prefeitura precisa de recurso externo – auxílio do Estado ou da União – para dar andamento às obras necessárias, não só no combate às enchentes como também para qualquer outra demanda municipal.

Votação para prefeito em São Carlos

Airton Garcia (PSL) – 54.573 (48,88%)

Netto Donato (PSDB) – 17.882 (16,02%)

Erick Silva (PT) – 8.127 (7,28%)

Júlio César (PL) – 7.317 (6,55%)

Marina Melo (PSD) – 5.286 (4,73%)

Leandro Guerreiro (Patriota) – 4.416 (3,96%)

Professor Ronaldo Mota (PSOL) – 3.843 (3,44%)

Chico Loco (PSB) – 3.357 (3,01%)

Antônio Sasso (Podemos) – 2.459 (2,2%).

Deonir Tofollo (Solidariedade) – 2.392 (2,14%).

Sérgio Ferrão (Republicanos) – 1.582 (1,42%).

Mestre Taroba (Avante) – 422 (0,38%)

Votos Totais – 131.002

Válidos – 111.656 (85,23%)

Brancos – 6.899 (5,27%)

Nulos – 12.447 (9,50%)

Abstenções – 55.861 (29,89%).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x