2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Taú quer atendimento dentário para pessoas especiais

Taú quer atendimento dentário para pessoas especiais

17/10/2013 16h22 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Taú quer atendimento dentário para pessoas especiais

O vereador Paulo Taú (PSDB) protocolou, na Câmara Municipal, requerimento solicitando à Prefeitura o serviço de atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais. Ele apontou que as pessoas com necessidades especiais necessitam do acompanhamento de profissionais especializado a higiene bucal.

 

No requerimento, Taú observou que o tratamento dentário para portadores de necessidades especiais visa diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal que apresentam complexidade no sistema biológico, psicológico e social. “Algumas doenças crônicas devem receber atenção redobrada para a saúde da boca, pois o organismo fica mais vulnerável e uma simples cárie ou inflamação na gengiva pode se tornar foco de infecção que piora o quadro geral da pessoa”.

No Brasil existe 45,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  Dos 190 milhões de brasileiros, aqueles com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental, somam 23,9%. “É preciso esclarecer que existe uma gama muito grande de deficiências e cada uma requer abordagem diferenciada dentro da odontologia”.

Taú informou que existem programas do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, programa Pró Saúde, e no governo Estadual, através da Secretaria de Saúde, que colaboram com municípios que investem em atendimento odontológico a pessoas especiais.

 

O vereador espera que o prefeito informe a existência de algum projeto da Prefeitura Municipal para que seja feito o atendimento odontológico de qualidade e gratuito à população com necessidades especiais, caso seja positivo, quais são os locais que os serviços são oferecidos. O parlamentar também perguntou se a Prefeitura mantém um cadastro de todos os pacientes especiais que necessitam desse tipo de atendimento, assim como se o município mantém alguma parceria com o Governo Estadual ou Federal para atender suas necessidades odontológicas. Outra questão feita por Taú é em relação ao repasse do valor que a Prefeitura concede a um profissional especialista que oferece o serviço de atendimento às pessoas especiais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x