3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > UPA do Santa Felícia será inaugurada até final do ano

UPA do Santa Felícia será inaugurada até final do ano

17/08/2013 14h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UPA do Santa Felícia será inaugurada até final do ano

O prefeito Paulo Altomani (PSDB) afirmou ontem que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santa Felícia, deverá ser concluído até o final de 2013. Segundo ele, o cronograma das obras já está na fase final e a inauguração deve ocorrer ainda neste ano. “Está ficando uma unidade maravilhosa”, ressalta ele.

 

As obras da UPA do Santa Felícia, são resultado de um investimentos de R$ 2,13 milhões realizado pelo Ministério da Saúde e foram iniciadas na gestão do ex-prefeito Oswaldo Barba (PT). A Unidade de Pronto Atendimento beneficiará cerca de 50 mil pessoas que moram na região, além de ser um importante complemento ao sistema de atendimento de urgência de São Carlos.

Para o secretário municipal de Obras, Marcio Marino, devido às peculiaridades do projeto, haverá necessidade de um aditamento no contrato.“A UPA esteve parada por um mês. Quando assumimos estava sem obras e sem aditamento. E agora resolvemos fazer a obra de forma aditada. Está sendo concluída com novos transformadores e geradores. Mudamos a parte elétrica e haverá um,a economia de R$ 90 mil. Vai faltar um muro de arrumo”, afirmou ele.

Segundo ele, de forma equivocada, o projeto foi copiado do da UPA da Vila Prado, que foi construída num terreno plano. “Mas é impossível fazer a mesma obra com os mesmos recursos, se no Santa Felícia temos um terreno inclinado. Então, haverá necessidade de um aditamento. A parte que já foi licitada deve estar concluída dentro de 60 ou 90 dias e o muro de arrimo estamos terminando o projeto para chegarmos à conclusão do projeto total”, ressalta Marino.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x