6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Zé Maria reúne vereadores para mostrar situação de Itirapina

Zé Maria reúne vereadores para mostrar situação de Itirapina

12/01/2013 12h08 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Zé Maria reúne vereadores para mostrar situação de Itirapina

O prefeito de Itirapina, José Maria Cândido (PMDB) terá um início de ano apertado em seu governo, sem contar as dívidas que foram deixadas por outra administração, o prefeito terá que revitalizar prédios públicos e os veículos municipais também estão em condições precárias para uso da população.

De uma forma ousada e nova na cidade, Zé Maria, reuniu todos os vereadores e junto com o vice-prefeito Ruy Gomes da Silva Junior (PP), fez um “turismo” por toda a cidade de Itirapina, para mostrar a eles qual a real situação de precariedade de alguns locais públicos.

O passeio foi descontraindo, mas de grande seriedade; o interesse era de todos, para que juntos, eles possam melhorar buscar recursos para mudar essa situação.

Na manhã de quinta-feira, o tempo estava encoberto, com previsão de chuva durante o dia, mas toda a comitiva não mediu esforços e compareceu à frente da Câmara Municipal para que todos saíssem juntos e observassem e discutissem o que será feito.

Segundo o prefeito de Zé Maria, essa visitação, faz parte do seu plano de governo. É dessa maneira que ele pretende trabalhar em toda a sua administração. Ainda de acordo com Zé Maria, essas visitas servem para que o prefeito e cada vereador fiquem cientes de como está o andamento das obras na cidade e qual a situação de cada local e é com essas visitas que as coisas podem passar por melhorias.

As visitas foram de forma secreta, os funcionários de cada local não imaginavam receber o prefeito e todos os vereadores de uma só vez para constatar como funciona cada dependência. Os funcionários foram surpreendidos, mas não se intimidaram com a presença de todos e destacaram o que faltava em cada ambiente. 

Os pontos visitados foram: Hospital Público, Escolas, Centro de Tratamento de Esgoto, Cozinha Piloto, Broa e o Almoxarifado Central.

Em participação conjunta, os vereadores observaram cada obra e ficaram impressionados com o grau de deterioração dos pontos visitados. A falta de manutenção ou estrutura empobrece a visibilidade do local, aparentando como se estivesse abandonado.

A dívida estabelecida na cidade, que chega a R$ 7 milhões, prejudica de imediato a manutenção de todos esses pontos.

De acordo com o prefeito, é impossível dar valores para que se possa restaurar, reformar ou comprar coisas novas nesse momento. “Vamos dar prioridade ao salário dos funcionários que é de extrema importância. Depois teremos reuniões com fornecedores para quitar as dívidas”, salienta Zé Maria.

 

ESCOLA – O primeiro local visitado foi a escola Marieli Schimidt de Oliveira, nela está sendo feita uma obra de ampliação, onde irá funcionar a cozinha da escola. O local, segundo todos os visitantes não é bem arejado e a estrutura montada, mais parece um labirinto. A obra é um projeto do mandato anterior e nela está orçado um elevador de R$ 93 mil que servirá para levar os alimentos para o refeitório que fica no andar superior.

 

HOSPITAL – No Hospital Municipal do Jardim Cianelli, parte do gesso que dá acabamento ao teto cedeu e manchas de infiltração são vistas pelas paredes dos leitos hospitalares, faltam maçanetas nas portas dos quartos e banheiro, tampa e vasos sanitários, um verdadeiro descaso com a área hospitalar. Um dos quartos quer seria para as crianças, se tornou uma sala de “Arquivo Morto”, cheia de pasta e caixas com documentos.

 

ALMOXARIFADO – Em visita ao Almoxarifado foi observado por toda a comitiva que os veículos estão deteriorados, quebrados, sem manutenção. Até o carro do Poder Executivo está parado por falta de manutenção. 

 

ESGOTO – No Centro de Tratamento de Esgoto, todos tiveram a real noção de como são feitos os procedimentos de limpeza dos dejetos. Puderam também constatar que o gerador de energia que serve para manter a bomba funcionando está queimado. Esse gerador impede que a bomba que suga todo o esgoto que chega ao centro de tratamento pare em caso de queda de energia. “Caso a energia acabe, a caixa enche e o esgoto transborda. Precisamos recuperar a boba rapidamente”, observa o prefeito.

 

BROA – O final da vista foi nas dependências do Broa para observar a precariedade em que se encontram os banheiros, a parte de saneamento que precisa melhorar, a limpeza do calçadão que está coberto por areia, as demarcações da represa que é obrigatório para delimitar a área dos banhistas e o estudo que já está em andamento para a contratação de uma equipe de salva-vidas para o local. As portarias que dão acesso ao local também irão passar por reformas para modificar sua estrutura que está fora dos padrões. E um sistema de contabilidade será adquirido ao longo do tempo para facilitar a prestação de contas e saber o valor exato arrecadado na portaria do Broa.

Os comentários dos vereadores ao fim das visitas foram os mesmos: de forma resumida, que a cidade foi completamente deixada, que manutenções ou melhoras em projetos não foram realizados, justificando assim a precariedade em que se encontram os prédios municipais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x