6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 29/09/2016

Torpedos – 29/09/2016

29/09/2016 11h30 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 29/09/2016

Recordar é…

O jornalista Cirilo Braga nos traz esta recordação de 1972. Jornal da época mostra que, em 15 de novembro, os são-carlenses elegeram para prefeito o engenheiro Mário Maffei, tendo como vice o advogado Hugo Collin Ferreira. Maffei alcançou 16.490 votos contra 13.750 dados a Rodolpho Partel (ambos da Arena II). Foram eleitos 12 vereadores pela governista Arena e 3 pelo oposicionista MDB. O detalhe da manchete: a ordem prevaleceu naquela eleição. Como será em 2016?

Reclamação

Usuários da pista de saúde da Fundação Educação São Carlos (Fesc) reclamam que o espaço é fechado antes das 22h. Segundo leitores do jornal, muitas pessoas que trabalham ou têm outros afazeres – e que aproveitavam o horário noturno para os exercícios – são privados das atividades por conta das alterações. Tem gente muito brava com a Fundação.

Conta

Diversos vereadores estão com caneta e papel fazendo cálculos do quociente eleitoral. O interessante é que em todas as conversas que esta coluna estabelece com os políticos, são citados nomes tradicionais como favoritos a uma cadeira à Câmara de São Carlos.

Mas…

Tem muito candidato trabalhando em silêncio e que pode surpreender os figurões da política local. Os políticos de carteirinha precisam fazer a seguinte observação: o eleitor está sedento por mudanças.

Última hora

Candidato a vereador de São Carlos apresentou problema na abertura de conta bancária. Agora, para regularizar a situação, enfrenta um problemão: a greve dos bancários. Gerentes que aderiram à paralisação não estão atendendo. Que dor de cabeça!

Ressonância 

A imprensa de São Carlos faz uma única pergunta: cadê o deputado federal Lobbe Neto? Depois desta coluna e dos radialistas Juquita (Intersom) e Antônio Walter (DBC), Carlinhos Lima (Clube) fez o mesmo questionamento na manhã de ontem.

Quem avisa…

Caro, deputado. Esta coluna faz um alerta. E quem avisa, amigo é. Tem vereadores que estão possessos por conta desse sumiço.  A militância também.

Voto 

O eleitor que não votar no dia da eleição – 2 de outubro, no  1º turno, e 30 de outubro terá de justificar a ausência à urna para regularizar sua situação eleitoral. Ele tem dois momentos para fazer isso: no próprio dia da eleição, se estiver fora do seu domicílio eleitoral, ou depois, em até 60 dias após cada turno, terminando em 1º e 29/12/2016, respectivamente. Se passar dessas datas, o eleitor fica sujeito à multa.

Requerimento

No próprio dia da eleição, fora do seu domicílio eleitoral, o eleitor pode apresentar o Requerimento de Justificativa preenchido em qualquer seção eleitoral ou nos postos de justificativa. Já a partir do dia seguinte, ele  pode solicitar via internet (Sistema Justifica), anexando, de forma digitalizada, o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros).

Correio

Também há chance de justificativa via postal ou por escrito em qualquer cartório eleitoral. O eleitor precisa ficar atento para não incorrer em três ausências consecutivas não justificadas e não quitadas as respectivas multas, pois, nesse caso, o título será cancelado.

Impedimento

Quando isso ocorre, o cidadão encontra vários impeditivos na sua vida cotidiana, como a proibição de obter passaporte e empréstimos bancários, fazer inscrição em concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, entre outros.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x