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Torpedos – 29/10/2013

28/10/2013 20h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 29/10/2013

Deu na ÉPOCA

O colunista Felipe Patury, da revista ÉPOCA, do grupo Globo de Comunicação, publicou, com grande destaque, uma nota onde cita o deputado federal Newton Lima (PT-SP), com o título “Não combinaram com os russos”.

 

Chumbo trocado

“Os deputados petistas Newton Lima (SP), Nelson Pelegrino (BA) e Henrique Fontana (RS) pediram ajuda ao embaixador russo, Sergey Pogossovitch Akopov, para libertar Ana Paula Maciel, a brasileira do Greenpeace presa por protestar contra a exploração de petróleo no Ártico. Akopov ouviu o apelo condoído. Depois, contou aos deputados que, em maio, um turista russo foi preso em Manaus sob a acusação de espionagem. Denis Alexsandrovich Saltanov entrara por acidente numa área do Exército. Quando a Rússia pediu ajuda, o governo brasileiro afirmou que o caso estava nas mãos da Justiça. Akopov disse o mesmo sobre Ana Paula”, diz o texto de Patury, na íntegra.

 

Dia “D” 1

Em Ibaté hoje é o Dia “D”. Tanto os parellistas quanto os trevisanistas vão ficar de olho nas notícias que virão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Deve ser julgado o recurso da prefeita eleita, Lu Spilla (PSDB), contra a sua impugnação.

 

Dia “D” 2

Caso o TRE reforme a sentença do juiz eleitoral Milton Coutinho Gordo, Lu será diplomada e tomará posse no dia 8 de novembro. Caso contrário, o caso pode se desdobrar em algumas soluções.

 

Candidato único

O Tribunal, caso opte pela confirmação da sentença de primeira instância, poderá entender que Lu Spilla não foi candidata, pois o registro de sua candidatura foi negado, e assim definir que Júnior Trevisan (PTB) foi candidato único e, portanto, seria o prefeito eleito.

 

Terceira eleição

A terceira solução vetaria Lu Spilla e também não definiria Trevisan como prefeito, tendo como única alternativa a realização de uma terceira eleição. Esta seria, sem dúvida, a solução mais traumática.

 

Museu da TAM 1

Acaba de sair o resultado da vistoria que técnicos do Ministério da Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus realizaram para avaliar como estão sendo aplicados os recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo Fiscal no Museu TAM Asas de Um Sonho.

 

Museu da TAM 2

Os resultados não poderiam ser mais positivos. O relatório elogiou a competência dos gestores, a clareza na prestação de contas e, acima de tudo, o comprometimento do museu em promover a cultura na região de São Carlos (interior de São Paulo), onde está localizado.

 

Museu da TAM 3

O relatório destacou ainda os excelentes resultados da instituição. Desde a sua inauguração, o Museu TAM Asas de um Sonho foi visitado por 265 mil pessoas – um número considerado bastante expressivo para uma instituição relativamente afastada dos grandes centros brasileiros.

 

Museu da TAM 4

Além disso, já recebeu mais 35 mil alunos de 1.500 escolas que tiveram a oportunidade de conhecer gratuitamente o acervo do local, graças ao programa educacional mantido pelo museu com as instituições de ensino, parte integrante do plano anual aprovado pelo Ministério da Cultura.

 

Jogar lixo

Ao jogar um objeto qualquer pela janela do carro, em uma rodovia, o motorista pode colocar a vida de dezenas de pessoas em risco. Uma bituca de cigarro, por exemplo, pode acabar em um grave incêndio.

 

Animais

Restos de comida atraem animais, que são os grandes vilões dos acidentes com veículos. Objetos de metal no asfalto podem ser arremessados com a mesma velocidade de uma bala pelos pneus de carros e caminhões.

 

Ignorância

Mas apesar de grande, o risco é ignorado por milhares de veículos que cruzam as estradas paulistas todos os dias. Ao todo, 67 toneladas de lixo são recolhidas nas rodovias que cortam o Estado de São Paulo.

 

24,6 toneladas

Apenas em 2012 foram jogados 24,6 mil toneladas de detritos. Além do lixo orgânico, há latas de alumínio, papel, vidro e plástico, entre outros. Mas há casos de grandes objetos como móveis e eletroeletrônicos quebrados.

 

500 pessoas

 

Para dar conta de todo esse material, diariamente um batalhão de quase 500 funcionários (entre coletores, motoristas e outros profissionais) percorre a malha para recolher e transportar os detritos a um depósito. 

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