26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Violência a olhos vistos

Violência a olhos vistos

22/11/2014 18h52 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Violência a olhos vistos

Ontem, o site do jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria falando sobre um estudo do Instituto de Pesquisa Data Popular, que  apontou que 89% dos brasileiros consideram que há muita violência nas escolas públicas do País. Além da violência, alunos desrespeitosos e professores desmotivados são outros gargalos apontados no estudo. 

“A segurança, de acordo com o levantamento, é o fator mais relevante para assegurar a qualidade de ensino, seguido por valorização de professores e funcionários”, diz reportagem. 

A pesquisa intitulado “A educação e os profissionais da educação”, realizada a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), ouviu 3 mil pessoas de todo o País em setembro deste ano. Os casos mais recorrentes de violência relatados foram agressão verbal (40%), física (35%), bullying (23%), vandalismo (21%),  discriminação (16%) e roubo (12%). Violência sexual e assassinato também são mencionados, em menor número.

Para 32% dos entrevistados, a qualificação e preparação dos professores representam o que há de mais importante para se obter educação de qualidade. Também são mencionados a preparação do aluno para o mercado de trabalho (15%), melhores salários aos professores (14%), infraestrutura (12%), fim da reprovação automática (12%),entre outros itens.

O estudo ainda apontou que, para 59% dos brasileiros, o País está longe de ter uma educação de qualidade. Outros 33% acreditam que o Brasil está “próximo” de atingir tal objetivo e apenas 6% afirmam que a meta já foi conquistada.

Embora importante, os números não revelam nenhuma grande novidade sobre a situação da educação no País. Infelizmente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x