Conselheiros de Escola são empossados
O prefeito Oswaldo Barba deu posse na tarde desta quinta-feira, 10, em evento que aconteceu no auditório professor Sérgio Mascarenhas, no Instituto de Física da USP, aos membros do Conselho de Escola.
A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, da chefe de Divisão do Programa Escola Nossa, Renata Pierini, conselheiros, diretores de unidades escolares e gestores comunitários da educação.
Ao todo, o processo que elegeu os Conselheiros de Escola, contou com 1.254 candidatos e 5.953 eleitores. Foram eleitos 1.024 conselheiros, fora o diretor da escola que é membro nato.
O conselho é um órgão colegiado, composto por no mínimo 4 e no máximo 16 membros, constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e local, que atuará em sintonia com a administração da escola, definindo os caminhos para a tomada de decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas.
Os candidatos foram pedagogos; professores; demais funcionários da escola; alunos; pais ou responsáveis por alunos; membros dos movimentos sociais organizados da escola e da comunidade.
O fortalecimento dos Conselhos Escolares é uma estratégia da divisão do Programa Escola Nossa, utilizada para a aproximação da família com a escola na perspectiva de uma gestão democrática e participativa.
A experiência de São Carlos na questão do Conselho de Escola tem servido de exemplo para outras cidades e outros estados. A cidade tem sido convidada para mostrar a sua experiência com palestras e oficinas.
Para o prefeito Oswaldo Barba, os conselheiros têm papel fundamental no desenvolvimento da escola, pois são membros atuantes e, por isso, podem ajudar no seu fortalecimento.
Durante a posse o prefeito lembrou os investimentos que a administração municipal vem fazendo na área da educação como a contratação de mais de 400 professores efetivos, a compra de equipamentos, entre eles notebooks e lousas digitais, a implantação do boletim eletrônico, a reforma de todas as unidades escolares, além da construção de 12 novas escolas.
“Por ter a educação como uma das prioridades no nosso governo é que temos investido tanto. São 33% do orçamento municipal, incluindo aqui a formação profissional, portanto, bem acima do que exige a constituição do país que é 25%”, lembrou Barba.