28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Becão Reschini confirma manutenção de secretários

Becão Reschini confirma manutenção de secretários

Portaria baixada pelo prefeito confirma continuidade de boa parte de sua equipe do primeiro governo

08/01/2021 08h42 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Becão Reschini confirma manutenção de secretários Foto: Divulgação

“Em time que ganha não se mexe”. O prefeito Becão Reschini, de Descalvado, parece acreditar nesta velha frase popular, criada inicialmente no futebol. Afinal, esta semana, na última segunda-feira, 4 de janeiro, ele publicou a Portaria número 03/2021, no qual confirma a nomeação dos titulares de algumas de suas principais pastas.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ele confirma o nome de Valdecir Luís Marcolino. Wander Roberto Bonelli também foi confirmado para a Secretaria Municipal de Saúde. Para a Pasta da Assistência e Desenvolvimento Social, o prefeito manteve a secretária Maria do Carmo Marcatto Reschini.

A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos continuará sendo comandada pelo titular da pasta da primeira gestão Becão, José Geraldo Traldi Júnior, mais conhecido como Júnior Traldi. Para a Pasta de Esportes, Lazer e Turismo, também será mantido, segundo a portaria o secretário Roberto Bonani de Souza.

Para a Procuradoria Geral do Município, foi confirmado o nome do procurador Daniel Bagatini e para subprocuradora geral, a advogada Karoline Pinheiro de Oliveira Cassago.

Porém, ainda faltam a nomeação de titulares de pastas importantes, como os da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Chefia de Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Finanças.  Para se ter uma ideia, a Pasta da Educação administra 25% do total do Orçamento Municipal.

Cabe ao prefeito comandar a prestação de serviços aos contribuintes, como acesso à educação, saúde, transportes, assim como manutenção da malha viária e etc. Ele também deve decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores de Descalvado vão representar 33.910 habitantes. A cidade paulista tem um PIB de R$ 1.643.346.164,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,760, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x