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Audiência Pública detalha possível concessão do Cemitério Nossa Senhora do Carmo

A empresa estima que, havendo a concessão, a empresa vencedora da disputa terá de investir cerca de R$ 15 milhões em reformas do local

16/04/2021 11h36 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Audiência Pública detalha possível concessão do Cemitério Nossa Senhora do Carmo Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Em audiência pública realizada na noite de ontem (15), na Câmara de São Carlos, a empresa GeoBrasilis apresentou estudos técnicos de viabilidade e a modelagem para a concessão dos serviços do velório e do cemitério Nossa Senhora do Carmo. A empresa estima que, havendo a concessão, a empresa vencedora da disputa terá de investir cerca de R$ 15 milhões em reformas e ampliações do local, em um período de 12 anos. O prazo para a concessão seria de 30 anos.

A área do cemitério é de 150 mil m², na área antiga (107 mil m²) há sepulturas do século 19, porém com muitos túmulos abandonados. Já na área nova (31 mil m²), há uma distribuição irregular do jazigo. No cemitério ocorrem, aproximadamente, 1.500 sepultamentos por ano e 570 exumações. A projeção é que o número de sepultamentos aumente até perto de 3 mil por ano, em 2055.

A empresa propôs uma atualização da política tarifária do Cemitério, a fim de melhorar os serviços. Ampliação dos serviços ofertados, com a possibilidade de ofertar cremação. Também salientou a importância de investimentos para ampliação da capacidade do cemitério, com a construção de 13 blocos de gavetas verticais, com 11.150 gavetas, além da ampliação da equipe e modernização e limpeza de áreas do cemitério.

Em uma possível concessão, a estimativa é de que a concessionária tenha uma receita inicial de R$ 2 milhões anuais, podendo chegar em R$ 6 milhões anuais depois de 30 anos. No total, o faturamento da concessionária ao longo de todo o contrato seria de R$ 147 milhões.

AUDIÊNCIA-Participaram da audiência, além dos integrantes da GeoBrasilis, os secretários municipais de Serviços Públicos, de Obras Públicas e de Administração e Gestão, além do diretor do Departamento da Secretaria de Serviços Públicos responsável pelos Cemitérios,  representantes da Vigilância Sanitária e os demais responsáveis pelos cemitérios públicos municipais Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua. O vereador Rodson Magno (PSDB), autor do pedido da audiência, presidiu os trabalhos.

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