25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Bem me quer mal me quer

Bem me quer mal me quer

13/11/2014 11h16 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Bem me quer mal me quer

Quem falou que precisamos ser aceitos por todos em tudo o que fazemos? Assinamos um documento que garantisse essa aceitação? Registramos em cartório?

Pois é, sem ter feito tudo isso acreditamos piamente que devemos agradar a todos sempre e pior, quando não agradamos sofremos, nos culpamos e acreditamos que só não fomos aceitos porque não fizemos o suficiente.  Isso reforça a ideia de tentarmos mais ainda a perfeição para quem sabe da próxima vez conseguirmos a aceitação total. Desacreditar disso esta tão difícil!!!

Essa necessidade de aceitação total está vinculada a uma crença disfuncional que tem origem na infância e pode ser reforçada no convívio com outras e pessoas ou acontecimentos.

Para minimizar esse peso de sua mente e suavizar a sua vida segue as dicas:

 

•         Lembre-se que o mundo não gira em torno do seu umbigo, sendo assim, nem sempre a chateação alheia foi provocada por você.

 

•         As pessoas são diferentes, você pode gostar de algo que outra pessoa não gosta, mas e daí? O que pior poderá acontecer se a outra pessoa não gosta do que você gosta?

 

•         Você conhece alguém que é aceito por todos sempre? Provavelmente não, porque somos diferentes, temos necessidades diferentes e por isso oras somos aceitos e oras não somos.

 

•         Preocupe-se com aqueles que estão ao seu lado, eles sim merecem a sua atenção. 

 

•         Acreditar que você conseguirá ter essa aceitação geral, só te fará se sentir mais frustrado, culpado e insatisfeito consigo mesmo, então não insista.

 

•         Coloque o seu reconhecimento em suas mãos, você sabe quem você é, o que faz e porque faz as coisas assim;

 

•         Quando sentir o peso da não aceitação pontue a crença e não o fato, por exemplo: “Será que eu fiz algo para ela esta com essa cara ou é a minha mania de sempre querer agradar a todos?”.

 

Liberte-se desse peso, poupe a sua energia. Pensamos 24 horas por dia, simplesmente pensar cansa, pensar errado cansa mais ainda.

 

Graziela Baron Vanni 

Psicóloga, Especializada em Terapia Cognitiva Comportamental

Diretora da Clínica Qualidade de Vida

Fone: (16) 3374-7534/ 9767-6738

http://www.qualidadevida.psc.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x