28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Ministra vê dificuldade de municípios chegarem ao PAC

Ministra vê dificuldade de municípios chegarem ao PAC

25/09/2014 19h37 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ministra vê dificuldade de municípios chegarem ao PAC

A ministra do Planejamento Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, destacou a dificuldade de os municípios conseguirem ter acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal para implementar obras como a que está sendo iniciada no município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Nesta quinta-feira, 25, está sendo assinado a ordem de início das obras do BHLS (bus with high level services, em inglês), no qual o ônibus trafega pelas vias normais e por canaletas exclusivas. 

Em seu discurso, a ministra destacou a disponibilidade de R$ 143 bilhões no Tesouro Nacional para serem gastos em mobilidade urbana. Ela ressaltou que, na cidade do Rio, até o fim do ano, será colocado em licitação a linha 3 do metrô. A uma plateia de cerca de 100 pessoas, Miriam também discursou sobre os projetos do PAC em diferentes cidades do Brasil, como os de construção de VLTs (veículos leves sobre trilhos), corredores de ônibus e aeromóvel. 

Segundo Miriam, a prioridade do governo é aprovar projetos de transporte coletivo e de massa, de interligação dos bairros aos centros das cidades e também entre modais. Em Niterói, o BHLS será conectado ao catamarã que transporta os moradores do município ao centro do Rio de Janeiro. “O passo seguinte é de integração das tarifas dos modais”, afirmou a ministra. 

Ela ainda exigiu do consórcio responsável pelas obras em Niterói o Transoceânica, a antecipação do cronograma. A previsão do ministério é de conclusão em 24 meses. “Essa será uma obra fundamental para Niterói e a primeira de uma série na região metropolitana do Rio. Muitas serão realizadas na sequência”, disse Miriam.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x