14 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Projeções em monumentos marcam agosto como mês da primeira infância

Projeções em monumentos marcam agosto como mês da primeira infância

Ideia é promover a qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos

24/08/2021 10h38 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Projeções em monumentos marcam agosto como mês da primeira infância Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Dez cidades brasileiras celebrarão, pela primeira vez, agosto como o mês da Primeira Infância. A proposta, organizada pela Rede Urban95, prevê projeções de mensagens em edifícios e monumentos urbanos, como estratégia de intervenção para “chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores”.

De acordo com a organizadora, o Agosto Dourado foi precursor da agenda de incentivo à amamentação e do Dia da Gestante, comemorado em 15 de agosto. “Falar da primeira infância vai além de oferecer uma cobertura de pré-natal e apoio ao aleitamento materno. Pensar na infância é atender pais e cuidadores com serviços públicos de qualidade; é preservar os espaços públicos limpos e iluminados; é pensar em intervenções urbanas lúdicas como parte de todas as ruas”, justifica, em nota, a entidade.

Na avaliação da Rede Urban95, a escolha de um mês específico dá visibilidade à causa, de forma a ajudar na mobilização da sociedade civil, além de poder influenciar na criação de políticas públicas voltadas ao tema.

“O objetivo é promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras. O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais”, acrescenta a rede que é composta Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis.

As projeções estão sendo feitas desde o último domingo (22) no Congresso Nacional, em Brasília. Na sequência ocorreram as projeções dia 23 no Paço Municipal de Campinas (SP); estando previstas nesta terça-feira (24) na Ponte Torta, em Jundiaí (SP) e quarta-feira (25) será na sede da Via Parque, em Caruaru (PE).

Na quinta-feira (26) serão projetadas mensagens nos Arcos do Atalaia, em Aracaju (SE). Na sexta-feira (27) as mensagens serão projetadas no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza (CE); e no sábado (28) as mensagens serão projetadas no Museu Histórico do Crato, em Crato (CE).

Os três últimos monumentos que terão a projeção de mensagens serão o MAC, em Niterói (RJ) no domingo (29); a Praça Cel. Pedro Osório, em Pelotas (RS) na segunda-feira (30); e Praça Hugo Poli, em Brasiléia (AC), na terça-feira (31).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x