8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 200 casas populares serão construídas em Itirapina

200 casas populares serão construídas em Itirapina

11/07/2013 22h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
200 casas populares serão construídas em Itirapina

O governador Geraldo Alckmin já autorizou a construção de 200 casas populares na cidade de Itirapina. A Prefeitura agora está em busca de uma localização para que elas sejam construídas.

 

“O governador autorizou a construção de 200 unidades, o município precisa comprar uma área e doar para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Governo de São Paulo (CDHU). Uma vez recebida a escritura de doação, faremos o projeto, arcado pelo governo estadual, com aprovação da Prohab, devidamente orçado nos moldes do CDHU. A Prefeitura faz a licitação e o estado repassa o dinheiro ao município para arcar com a empreiteira”, conta o prefeito José Maria Cândido.

Em média, a cada alqueire é possível construir, dependendo da topografia, 55 casas populares em terrenos de 10 x 20 metros (200 m²). O prefeito diz que o problema enfrentado pela Prefeitura é encontrar essa área e comprá-la amigavelmente para, em seguida, lavrar a escritura e transferir esse terreno à CDHU. “Estamos com dificuldades para encontrar essa parte dentro de Itirapina. São poucas as áreas que temos na região, e o pessoal cobra muito caro. Queremos conseguir amigavelmente, porque se tivermos que desapropriar área fica mais difícil e demorado para ambos os lados”, comenta Zé Maria, que afirma já ter cinco locais em vista e em negociações, inclusive, um deles está com a negociação adiantada, tendo forte indício de ser a localização escolhida.

“Pretendemos até o dia 20 de julho estar com tudo isso resolvido. A última vez que Itirapina ganhou casas populares foi em 2002, quando eu era prefeito. Retomamos as negociações agora e nosso plano de governo prevê a construção de, pelo menos, 400 casas. Já trabalhamos com outras hipóteses a partir dessas 200”, relata.

A administração municipal possui um cadastro com 2.335 interessados. “Temos o cadastro para saber a real necessidade. Filtraremos depois para saber quais as situações mais necessárias. Em nossa conta, depois da filtragem, o número ideal de casas populares para a cidade seria de 800 casas, no entanto, de imediato são necessárias 500 casas construídas. Estamos na luta para conseguir suprir toda a demanda”, conclui o prefeito.

 

ESTRUTURA – As casas definidas para Itirapina possuem 56,67 m², com sala, varanda, cozinha, área de serviço coberta, sanitário, dois dormitórios e alicerce preparado para a construção de mais um dormitório.

 

Divulgação

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x