2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alimentos terão sódio reduzido até 2014

Alimentos terão sódio reduzido até 2014

16/12/2011 15h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Alimentos terão sódio reduzido até 2014

O Ministério da Saúde anunciou mais sete produtos que deverão ter teor de sódio reduzido entre 2014 e2016. Amedida faz parte de um acordo voluntário entre o governo e representantes da indústria de alimentos que teve a primeira etapa fixada em abril deste ano.

Desta vez, a proposta é de que seja reduzido o sódio, gradualmente, em biscoitos, bolos prontos, misturas para bolos, maionese, batatas fritas e palha, pão francês e salgadinhos de milho.

Para a nutricionista Giovanna Maffei, o acordo irá beneficiar muito à saúde da população, habituada a ingerir o sódio de forma abusiva. “O sódio é um mineral presente em vários alimentos e, ainda assim, usamos uma quantidade adicional muito acima do recomendado para preparar e temperar alimentos. Imagine tudo isso somado com o consumo de alimentos industrializados que fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, o pão francês”, comenta.

Os biscoitos doces recheados e parte dos bolos prontos e as misturas para bolos terão as maiores reduções. O acordo visa reduzir o impacto de doenças crônicas no país, como as cardíacas, e cumprir a meta de redução de sódio proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A nutricionista explica que o sódio em excesso aumenta o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, pedra nos rins e câncer de estomago. “Se o nível de sódio do organismo fica alto pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço e os rins não dão conta de filtrar e excretar o sódio, como resultado, o órgão fica com seu desempenho comprometido”, explica.

A nutricionista ressalta os cuidados que a população deve manter no consumo de outros alimentos. “Devemos tomar cuidado e consumir com moderação também os alimentos embutidos como salame, presunto, mortadela e salsicha. Na hora do lanche dê preferência a sanduíches naturais, coma uma fruta ou tome um iogurte com frutas, essas são opções leves e saudáveis, e uma ótima forma de substituir esses alimentos processados com muito sódio que muitas vezes fazem parte de nossos hábitos”, explica.

Outras reduções – Na primeira etapa do acordo foram incluídas massas instantâneas, pães de forma e bisnagas. As indústrias poderão realizar as alterações gradualmente que serão monitoradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quanto ao uso do sal na alimentação em geral, Giovanna aconselha a utilização de outros temperos. “Se você acha que a comida com pouco sal fica sem graça, capriche no tempero a base de alho, cebola, salsinha e cebolinha, seu paladar irá acostumar com o novo sabor e sentir repulsa pelo sal em excesso”, comenta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x