10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos ganham medalhas em competição internacional

Alunos ganham medalhas em competição internacional

Estudantes resolvem exercícios da competição por meio de videoconferência

12/08/2020 17h46 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Alunos ganham medalhas em competição internacional Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Estudantes da USP foram premiados na International Mathematics Competition for University Students (IMC), competição internacional de matemática que reuniu entre os dias 25 e 30 de julho graduandos de 34 países, totalizando 550 participantes, divididos em 96 equipes. Participaram do evento sete alunos da Universidade divididos em duas equipes, uma representando o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e outra o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) de São Carlos. Destes, cinco conquistaram medalhas: duas de prata e três de bronze, além do terceiro melhor desempenho entre os times que representaram as instituições brasileiras.

No quadro geral por equipes, a 32ª colocação no quadro geral ficou com o IME. Já a equipe de São Carlos ficou na 78ª colocação, tendo sido prejudicada por possuir um participante a menos do mínimo exigido – os times devem ser compostos por ao menos quatro pessoas e a pontuação das equipes é obtida a partir da nota média dos integrantes. Nesse caso, a média foi feita a partir da soma dos três alunos e dividida por quatro, o que fez a nota diminuir. Também participaram equipes de outras universidades brasileiras como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) que conseguiu a 15ª posição, melhor colocação brasileira na competição. A equipe vencedora foi a de Israel, sendo composta majoritariamente pelos estudantes da Universidade de Tel Aviv.

Na disputa individual, competiram pelo IME os estudantes Eduardo Sodré, André Hisatsuga, Lucas Harada e João Pedro Sedeu Godói, sendo que os dois primeiros conquistaram a medalha de prata pela 143ª e 151ª colocação, respectivamente. Lucas ficou na 209ª posição, enquanto João Pedro na 277ª, ambos premiados com a medalha de bronze. O time do ICMC foi composto pelos estudantes Luan Arjuna, Victor Hugo de Souza e Hazael Jumonji. Luan conquistou a medalha de bronze por ter alcançado a 277ª colocação, enquanto Victor Hugo recebeu menção honrosa pela 405ª posição; Hazael ficou na 436ª colocação. O melhor aluno brasileiro na competição foi Thiago Landim de Souza, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), que conquistou a medalha de ouro pela 16ª posição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x