6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Artista vai construir monumento a São Carlos Borromeu

Artista vai construir monumento a São Carlos Borromeu

02/11/2012 11h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Artista vai construir monumento a São Carlos Borromeu

“Tentamos alguns patrocinadores isoladamente e não conseguimos. Desanimei, parei um pouco, e há dois meses consegui a aprovação de uma lei de incentivo fiscal, e isso faz toda a diferença”, comemora Candida de Arruda Botelho, escultora, pintora, fotógrafa e escritora que há anos se dedica ao projeto de construir uma imagem de São Carlos Borromeu na cidade: “Uns anos atrás, o bispo daqui, D. Paulo Sérgio, falou que gostaria muito de ter um monumento ao santo, e como sou escultora, achei interessante, e comecei a entrar nesse desafio. E é um desafio mesmo, pois fazer a escultura é fácil, a questão é viabilizá-la. Agora, com esse incentivo, achei que era o momento de lançar a campanha, pois todo mundo que quiser participar, pessoas física ou jurídica, pode doar”, explica a artista.

O incentivo do qual ela fala veio do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (IPH), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cuja Comissão Técnica, após analisar o projeto de Candida Botelho, julgou-o “projeto cultural de interesse nacional”, aprovando-o para recebimento de apoio cultural por parte do Instituto.

Na prática, esse apoio permite à artista iniciar o processo de captação de recursos na forma de doação; doação que, no caso das pessoas jurídicas, será dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda. O dinheiro doado é recebido pelo Instituto, depositado em uma conta corrente em nome do projeto patrocinado, e destinado ao uso exclusivo para o desenvolvimento das ações prevista para viabilizá-lo.

“O custo previsto é de R$ 300 mil. A escultura provavelmente será feita em Piracicaba, que tem uma grande fundição capaz de fundir a peça, que terá 5 metro de altura e será colocada sob uma base de 3 metros feita de concreto. Nas 4 paredes dessa base, colocaríamos a história de São Carlos Borromeu”, explica Candida Botelho.

As doações devem ser feitas no Banco do Brasil – 001, Agência 6828, Conta Corrente 200.220-5, em nome do projeto “Monumento a São Carlos Borromeu”. Pessoas Físicas podem doar qualquer quantia; Pessoas Jurídicas podem utilizar até 2% do lucro real declarado no Imposto de Renda para doação com isenção de impostos; Entidades Públicas ou Privadas podem fazer qualquer contribuição.

Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (11) 99990- 0699, ou pelo e-mail [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Candida Botelho
Candida Botelho
11 anos atrás

Parabens ao jornalista Luis Felipe, pela excelente materia quanto ao conteudo e para que todos possam ajudar a construir o Monumento a São Carlos Borromeu.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x