19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Defesa Civil prevê poucas chuvas entre maio e outubro

Defesa Civil prevê poucas chuvas entre maio e outubro

A preocupação com o volume de chuvas decorre da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul

06/05/2024 12h36 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Defesa Civil prevê poucas chuvas entre maio e outubro Foto: Agência Brasil

A Defesa Civil de São Carlos prevê poucas chuvas para o final de outono e todo o inverno. “A tendência é de termos de maio a outubro estiagem ( pouca pluviometria ou precipitação) pelo histórico da nosso município. Mas lembrando que estamos com Mudanças Climáticas e poderíamos ter algum fenômeno fora do normal”, diz a nota encaminhada pelo órgão. A previsão também está de acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o qual prevê que maio, junho e julho terão temperaturas acima da média com poucos períodos de alívio. Além disso, há previsão de baixas quantidades de chuva.

A preocupação com o volume de chuvas decorre da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, com dezenas de feridos e mortos, além de milhares de desabrigados, devido à grande quantidade de chuvas que caíram sobre o estado. Em entrevista à TV Brasil, o meteorologista e coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, explica que o fenômeno é resultado da junção de diversos fatores. Segundo ele, a onda de calor localizada na região central do Brasil com alta pressão atmosférica leva à formação de ar seco e quente, que acaba por bloquear a passagem das frentes frias para o norte do país.

“Essas frentes frias vêm da Argentina, chegam rapidamente na Região Sul e não conseguem avançar. Temos uma sucessão de frentes [frias] que se tornaram estacionárias e estão mantendo as chuvas durante vários dias”, explicou.

Seluchi não descarta ainda que as chuvas sejam reflexo do El Niño, que está em etapa final, e de forma indireta das mudanças climáticas, já que a atmosfera e os oceanos estão mais quentes, produzindo vapor adicional para formação das chuvas.

Com informações da Agência Brasil

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x