28 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Biblioteca “Nello Morganti” comemora 38 anos

Biblioteca “Nello Morganti” comemora 38 anos

24/06/2012 09h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Biblioteca “Nello Morganti” comemora 38 anos

Criada pela lei municipal número 341 de 22 de Março de 1967, com o nome de Biblioteca Pública Municipal. Somente em 18 de junho de 1974, através da lei nº 385, é que passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal “Comendador Nello Morganti”, em homenagem ao usineiro de Ibaté, que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade, sendo inaugurada em 23 de Junho de 1974.

A primeira bibliotecária foi a Maria Christina Pistelli Rodrigues Fontes, que tinha como auxiliares a Sra. Loreci Conceição de Arruda Camargo e Isolina Vieira Larocca.

Desde o ano 1993, Ana Maria Guaratini Ibelli é a bibliotecária que se dedica com responsabilidade e conta ajudada das funcionárias: Lúcia Helena Donatoni Buzo, Leonice Varanda Lopes, Elza Maria Pontelli de Ornellas, Maria Lúcia de Arruda Camargo Milhiorini, e pelas estagiárias: Niele Menezes Bispo e Débora Alves Queiroz.

Como toda biblioteca é guardiã de documentos públicos e privados, a biblioteca “Comendador Nello Morganti”, também guarda tais documentos em seu acervo. Possui livros desde os infantis, dos romances até livros que contém conteúdos para pesquisas estudantis; dicionários, enciclopédias, coleções, folhetos, jornais históricos com fotos relativas à cidade, fotografias, textos variados, como por exemplo, sobre personagens públicas do município e pessoas simples, mas que contribuíram para o progresso e  desenvolvimento de Ibaté.

Assim, a Biblioteca “Comendador Nello Morganti”, cumpre seu papel de conservar a memória histórica e cultural do município, colaborar com a formação das crianças e jovens que buscam na leitura, momentos de lazer e ainda os auxilia nos trabalhos escolares através dos livros e  computadores que estão à disposição de quem necessitar.

O prefeito municipal, José Luiz Parella reconhece a importância que a Biblioteca representa para o município. “Transferimos a Biblioteca para um espaço maior e mais equipado, oferecendo aos alunos e todos os interessados em leitura, um ambiente mais rico em cultura e conhecimento”, disse.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x