9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cirurgias de catarata serão feitas em Araraquara

Cirurgias de catarata serão feitas em Araraquara

18/02/2017 10h41 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Cirurgias de catarata serão feitas em Araraquara

O secretário de Saúde, Caco Colenci, confirmou que as cirurgias de catarata devem acontecer em Araraquara. O propósito da medida é economizar recursos para procedimentos mais urgentes. Colenci afirmou que, no futuro, o mutirão pode retornar à cidade. “A decisão de fazer as cirurgias foi uma iniciativa unilateral. Fomos pegos de surpresa”, comentou.

O mutirão de cataratas foi divulgado amplamente no início da semana. Na tarde de quinta-feira, a Santa Casa emitiu comunicado sobre o cancelamento do serviço. O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos realizou, nos últimos 6 anos, perto de 7,5 mil cirurgias de catarata e pterígio, com uma média de 200 procedimentos por mês.

No Serviço Médico de Urgência, o pronto-socorro da Santa Casa foram realizados 11.822 atendimentos oftalmológicos em 2016, número que se assemelha aos anos anteriores desde a vinda do serviço de Urgência e Emergência para a Santa Casa.

Colenci explicou que desde janeiro a equipe oftalmológica do hospital entrava em contato para a realização do procedimento, mas que nunca houve a confirmação. A Saúde se comprometeu em levar e trazer os pacientes a Araraquara. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma visão mais regionalizada de atendimento. Levamos pacientes para tratamento em Ribeirão Preto, Jaú, assim como recebemos pacientes de outras cidades. O tratamento do SUS é regionalizado para minimizar custos”.

FUTURO – Caco Colenci afirmou que a Prefeitura, no futuro, pode voltar a realizar as cirurgias de catarata na Santa Casa e no Centro Municipal de Especialidades Médicas (Ceme), uma vez que os procedimentos são de média complexidade. Colenci esclareceu que a interrupção do Mutirão de Cataratas não tem relação com a queda de braço com a Santa Casa. “Estamos conversando sempre com a Santa Casa. O que nós precisamos é racionalizar os parcos recursos e canalizá-los às áreas que mais necessitam”, afirmou.

O médico Celso Davi Lopes lamentou o cancelamento, pois quem perde com isso é a população; e perde justamente um serviço que vem sendo realizado há anos com extrema responsabilidade. “Vamos aguardar uma posição concreta da Secretaria de Saúde e que se resolva esse impasse para que possamos no próximo mês já realizarmos o primeiro mutirão de cirurgias de catarata e pterígio de 2017”, comentou.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x