1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Convênio oferece cinco bolsas de pós-doutorado em 2014

Convênio oferece cinco bolsas de pós-doutorado em 2014

17/12/2013 22h51 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Convênio oferece cinco bolsas de pós-doutorado em 2014

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), firmou na semana passada, em Brasília, DF, convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a liberação de cinco bolsas de pós-doutorado. A Prefeitura de São Carlos é a primeira do Brasil a receber bolsa de pós-doutorado oriunda do Conselho.

 

Durante reunião entre a Diretoria Executiva do CNPq e o secretário de SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, foi aprovado o projeto da prefeitura, que visa bolsas de estudo para pós-doutores trabalharem no Poder Público. “É um grande avanço na interação entre CNPQ e o setor público brasileiro. Teremos um conjunto de bolsistas que desenvolverão, com a orientação dos professores e da universidade, projetos visando resolver os problemas críticos da  prefeitura, nas mais diferentes áreas”, explicou Tundisi.

O secretário lembrou que o próximo passo será a realização de estudo, entre as Secretarias Municipais, para indicar os principais problemas a serem resolvidos. “Vamos fazer uma reunião entre os secretários para indicar os setores críticos. A partir daí será feito um edital para os interessados se inscreverem e apresentarem os projetos que serão selecionados pelo CNPq”, adiantou.

As áreas de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e gerenciamento de administração pública devem ser algumas das indicadas para projetos.

O prefeito Paulo Altomani ressaltou que as cinco bolsas, no valor R$ 3 a R$4 mil por mês, por dois anos, devem ajudar consideravelmente na qualidade do trabalho público. “O bolsista irá desenvolver um projeto voltado para a necessidade da prefeitura. Não é só um trabalho acadêmico. Veremos sua aplicação focada nas necessidades do município”, afirmou.

Com a finalidade, também, de envolver as universidades no desenvolvimento da cidade, Tundisi adianta que os resultados devem ser excepcionais. “A cidade irá ganhar muito se aproximando da universidade, que, por sua vez, poderá participar mais ativamente dos problemas do município. Com isso São Carlos contribuirá com a superação de um desafio maior, o de conseguir aplicar o trabalho acadêmico à comunidade”.

 

As inscrições dos projetos devem começar em janeiro de 2014, para alunos das universidades públicas e particulares interessados em concorrer às bolsas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x