24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Corpo de Bombeiro registra aumento de queimadas

Corpo de Bombeiro registra aumento de queimadas

07/08/2012 11h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Corpo de Bombeiro registra aumento de queimadas

Com o período de tempo seco e a baixa umidade do ar, as queimadas são mais comuns e frequentes. Cuidados devem ser tomados para que os focos de incêndio não tomem proporções maiores.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, só no período de 16 de julho a 6 de agosto, foram registradas 38 ocorrências, sendo 37 em vegetação natural e 1 caso em vegetação cultivada.

Segundo o 1º tenente da Polícia Militar, Kléber Moura de Oliveira, a principal causa das queimadas ainda é o descuido humano, como bitucas de cigarros lançadas em rodovias, queima de lixo, queima não controlada em pastos e canaviais, fogueiras e queda de balões.

E os cuidados continuam sendo os mesmos lembrados todos os anos em campanhas preventivas do Corpo de Bombeiro; são procedimentos simples que devem ser seguidos como: não atirar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, não soltar balões, evitar acender fogueiras, caso seja necessário, cercar a fogueira com pedras e molhar o chão ao redor, além do cuidado de não acender perto de matas e em dias de vento.

Deve-se evitar qualquer tipo de queimada, mas quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, deve ser solicitada autorização prévia à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), seguindo as medidas de prevenção e avisando os vizinhos com antecedência. Nunca fazer queimadas próximo de redes elétricas.

A fumaça das queimadas é outro problema grave e muito prejudicial poluindo o ar através da emissão de material particulado e de gases poluentes, além de contribuir para o aquecimento global, em decorrência da emissão de gases do efeito estufa.

“O prejuízo é maior nessa época do ano, pois a Umidade Relativa do Ar (URA) é menor e, aliada às queimadas, pode afetar o trato respiratório das pessoas, principalmente das crianças e recém-nascidos”, explica Oliveira.

Qualquer popular que avistar fumaça ou focos de incêndio deve contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros ligando para o 193. Em caso de inalação excessiva de fumaça, procurar um atendimento de Pronto Socorro.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x