17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Criada caminhada para auxiliar hipertensos e diabéticos

Criada caminhada para auxiliar hipertensos e diabéticos

02/03/2013 13h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Criada caminhada para auxiliar hipertensos e diabéticos

Um projeto desenvolvido por funcionarias do PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Mariana, da cidade de Ibaté, leva as pessoas à prática de esporte para combater o sedentarismo e outras doenças. O projeto “Ande bem com a vida” leva o idoso a recuperar suas condições físicas e a controlar índices de hipertensão e diabetes.

 

O programa desenvolvido por Francisca de França, enfermeira do PSF e pela agente comunitária, Daniela Rosa, está atendendo um grupo com 40 pessoas. Segundo França, é feita uma avaliação todo mês para acompanhar a saúde de cada participante. “Na nossa área de trabalho, Vila Mariana e Bandeirantes, ao todo são 134 diabéticos e 464 hipertensos”, comenta França.

Ainda de acordo com a enfermeira, o trabalho foi todo desenvolvido por ela e Daniela, com a ajuda de empresas da cidade que foram os patrocinadores, pois o projeto não tem ajuda da prefeitura “Com a ajuda de empresas privadas, nós conseguimos fazer as camisetas para uniformizar todo o grupo. O projeto foi apresentado para a prefeitura, mas era época de campanha política, então ficamos sem”, diz a enfermeira.

Além das caminhadas, o grupo também recebe orientações sobre o combate à obesidade e outra doenças. “Alem da caminhada, damos orientações para todo o grupo e também é feita uma dinâmica para alegrar a todos”, diz Daniela.

Vera Antonia Petrucelli, 53 anos, também é uma das idealizadora do projeto e participante. Ela comenta que por ter hipertensão participa das caminhadas e em pouco tempo já percebeu mudanças em sua saúde.

“Ajudei a desenvolver o projeto e faço parte do grupo que faz as caminhadas. Eu emagreci 13 quilos fazendo esse trabalho de caminhada e alongamento”, diz Petrucelli.

O grupo que organizou a caminhada busca mais incentivo e ajuda de profissionais, pois o grupo de pessoas que participam das atividades é muito grande e são poucos os profissionais que dão conta de conduzir com cuidado a todos.

“O grupo está grande, às vezes são indicadas mais pessoas para vir caminhar com nós, mas estamos precisando de mais apoio. E as atividades físicas são importantes, pois reduzem os riscos com a saúde e a pessoa não precisa de tantos medicamentos, isso será bom até para o município”, finaliza França.

 

HORÁRIOS – A caminhada é realizada todas as segundas e quintas-feiras, das 7h às 8h. As atividades são oferecidas para as pessoas que são cadastradas no Programa Saúde da Família do Jardim Mariana.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
tania
tania
11 anos atrás

parabéns meninas da mariana, nossa geralmente só publicam coisas negativas da saúde, continuem assim divulgando o trabalho de vcs

Elidia
Elidia
11 anos atrás

parabens pelo belo trabalho

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x