19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Denúncia Ambiente: tecnologia a favor da natureza

Denúncia Ambiente: tecnologia a favor da natureza

25/05/2017 11h32 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Denúncia Ambiente: tecnologia a favor da natureza

A secretaria do Meio Ambiente criou o aplicativo “Denúncia Ambiente” a fim de intensificar a fiscalização dos lixões no Estado de São Paulo. O aplicativo está disponível para plataformas Android e iOS desde o começo do mês de maio e é gratuito. Além da fiscalização dos lixões, o aplicativo pode ser usado também para preservação ambiental, já que permite realizar denúncias sobre crimes relacionados ao meio ambiente, como desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar, emergências químicas e produção, soltura ou venda de balões.

A ideia é aproveitar a mobilidade do aplicativo, que permite ao usuário tirar fotos, gravar vídeos e áudios, para fechar o cerco ao problema dos lixões. Nos últimos meses, a Secretaria e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) interditaram 16 deles.

O denunciante pode optar por fazer uma denúncia anônima. Para isso, é obrigatório anexar pelo menos uma evidência daquilo que está sendo denunciado.

Em entrevista ao Primeira Página, o secretário Ricardo Salles ressaltou a importância do uso do aplicativo pela população.  Ele afirmou que o poder público tem número limitado de fiscais para observar todos os ilícitos que acontecem em todo o Estado. A participação da população com informações que nos levem a pegar e punir os degradadores ambientais é fundamental para potencializar as ações de fiscalização.

Salles disse também que a aceitação pela população é boa, pois trouxe inovação tecnológica que permite maior mobilidade ao denunciante, em um formato moderno e intuitivo de aplicativo. O uso ainda é incipiente devido ao pouco tempo desde o lançamento, mas certamente em breve haverá maior participação da população.

Indagado sobre a ocorrência de falsas denúncias desde o lançamento do aplicativo, o secretário disse não saber se houve a formulação, de forma intencional, de denúncias falsas. O que temos é que muitas das denúncias, quando checadas pela equipe de fiscalização, são improcedentes por diversos motivos, como existência de autorização para a atividade pretensamente irregular, por exemplo.

Número de denúncias – De acordo com Ricardo, desde o lançamento do aplicativo, começo do mês de maio, até o dia 22 do mesmo mês, foram 241 denúncias. 

O aplicativo “Denúncia Ambiente” abrange, atualmente, o Estado de São Paulo. Porém, Ricardo ressalta que a difusão do aplicativo é muito bem-vinda, já que permite a população contribuir para a preservação ambiental.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x