10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Doação de Órgãos atinge a 50º captação de córneas

Doação de Órgãos atinge a 50º captação de córneas

17/07/2013 23h37 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Doação de Órgãos atinge a 50º captação de córneas

No último sábado dia 13, a Comissão de Doação de Órgãos, com a colaboração da equipe de captação da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos realizou o 50º procedimento de retirada de córneas.

 

Um resultado positivo do trabalho desenvolvido, se comparado aos 5607 pacientes que hoje necessitam de um transplante do órgão para recuperar a 100% da visão.

Para o coordenador geral, o médico Ivan Carlo de Manzano Linjardi a satisfação pelo resultado é enorme. “Ver o resultado acontecer após tanto trabalho e perseverança e muito recompensador e nos motiva cada vez mais a seguir em frente. Imaginar que nosso trabalho esta ajudando tanta gente necessitada nos orgulha”, destaca.

Linjardi ainda comenta que é necessário educar e informar cada vez mais a população a respeito da importância e da maneira como e feita uma doação de órgãos, e os profissionais de saúde da cidade também estão cada vez mais sendo conscientizados sobre o assunto.

“A medida que as doações acontecem as pessoas ficam cada vez mais informadas e seguras , percebendo que o trabalho é sério e respeitoso tornando a aceitação cada vez melhor” comenta.               .

A comissão é constituída por três médicos, uma psicóloga, duas assistentes sociais e um enfermeiro. Porém o coordenador comenta que há a colaboração de muitos enfermeiros e enfermeiras da Santa Casa, além de diversos colegas médicos que viabilizam todo o processo.

“Sem eles não seria possível trabalhar. Na verdade são eles os grandes responsáveis por esse resultado, a Comissão apenas coordena a equipe”, explica o coordenador.            

Para a captação existe uma equipe de colaboradores que recebeu o treinamento para retirada de córneas. Os demais órgãos com potencial para doação são retirados por equipes de fora da cidade, determinado pela Organização Procura de Órgãos (OPO), em Ribeirão Preto.

Linjardi lembra de um caso de doação de múltiplos órgãos no hospital, em um dia de um mesmo doador, foi captado dois rins, fígado e as córneas. Para o procedimento de captação veio até a cidade uma equipe de cirurgiões da Unicamp para a retirada do fígado e outra equipe da USP de Ribeirão Preto para a retirada dos rins e das córneas.

Atualmente existe a colaboração da Empresa Cruz para o transporte das córneas esta até Ribeirão Preto, no Banco de Olhos. A parceria tem ajudado muito no deslocamento dos órgãos e na diminuição do custo em transporte.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a recusa familiar ainda e a principal causa da não doação (44%) e o número de notificações de potenciais doadores ainda é muito baixo.

 

Hoje são, 19.525 pessoas aguardando um rim, 1.240 um fígado, 210 um coração, 167 um pulmão, 18 esperando por um pâncreas e 445 pâncreas e rim concomitantes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x