8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em função da Copa, calendário escolar sofre alterações

Em função da Copa, calendário escolar sofre alterações

24/10/2013 21h36 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Em função da Copa, calendário escolar sofre alterações

Os 22.515 alunos da Rede Estadual de Ensino de São Carlos terão mudanças no calendário escolar em função da Copa do Mundo de 2014, segundo a Secretaria de Estado da Educação. As aulas do próximo ano foram antecipadas de 1º de fevereiro para 27 de janeiro e as férias acontecem entre 12 de junho e 11 de julho, período em que acontecem os jogos do Mundial. As alterações no calendário 4,3 milhões de alunos na rede em todo o Estado. Em Ibaté são 3.768 e Itirapina 1.086.

 

A Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação, cuida de 29.889 alunos distribuídos em 42 escolas. Além das 30 escolas de São Carlos, outras sete cidades são subordinadas à direção regional.

Para a dirigente regional de ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, o planejamento do calendário ocorreu de forma tranquila, o que deve impedir transtornos aos pais, professores e alunos. “As modificações no calendário devem ter pouca alteração na rotina da escola e dos alunos, afinal os 200 dias letivos vão ser cumpridos normalmente”, ressalta.

O planejamento foi feito pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para que a presença dos alunos em sala de aula não tivesse nenhuma interferência por causa do evento e, também, para colaborar na organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo.

Com o calendário especial para os estudantes da rede estadual, não há nenhum prejuízo pedagógico. Todas as 91 diretorias de ensino de São Paulo foram comunicadas para que avisem os pais e as comunidades escolares com antecedência. Também será reforçada a importância da participação dos alunos em todo o período letivo.

 

FAMÍLIA EM CAMPO

De acordo com Débora, a temática Copa do Mundo estará presente nas escolas da rede, com o “Família em Campo”, um projeto que insere temas relacionados à Copa do Mundo no calendário das escolas estaduais que integram o Programa Escola da Família, promovendo atividades diversificadas para a comunidade nos fins de semana.

Todos os participantes das atividades do Programa Escola da Família, alunos, pais de alunos e voluntários poderão inscrever projetos para decorar de forma artística uma bola de futebol. Os quinze finalistas, um de cada Polo Regional, ganharão uma visita ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, e uma visita à Arena de São Paulo, em Itaquera. As três melhores bolas do Estado serão premiadas: receberão uma bola oficial, uma visita ao centro de treinamento do seu time favorito e um kit do Comitê Paulista. O segundo colocado vai ainda assistir a um jogo do seu time do coração e o primeiro colocado, a Bola de Ouro, terá, além do jogo, um evento de transmissão de uma partida do Brasil na escola em que foi inscrita. “O projeto, além de integrar a comunidade, possibilita ao aluno conhecer outros países e a cultura deles”, explica.

 

Matrículas na Rede ocorrem até o início de novembro

As matrículas na Rede Estadual de Ensino ocorrem até o dia 8 de novembro. As matrículas antecipadas são destinadas aos jovens que tenham concluído o Ensino Fundamental nas redes municipal, particular ou em outro estado brasileiro durante este ano.

Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno – ou o próprio estudante, no caso de maiores de 18 anos – comparecer a uma das unidades de ensino e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar o RG e comprovante de residência.

Para os alunos que já estão no Ensino Fundamental na rede  estadual, o cadastramento no Ensino Médio é automático, mediante consulta aos responsáveis. Nestes casos, é necessária apenas a atualização do endereço residencial.

Os resultados da chamada escolar para matrícula serão divulgados até 13 de dezembro e podem ser consultados na unidade onde o cadastramento foi realizado ou na escola de origem do estudante.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x