23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

04/07/2013 22h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, entregou, na tarde desta quinta-feira, 4, um entreposto de armazenamento de pneus, que fica em um galpão da Associação Beneficente dos Alfaiates de São Carlos (Abasc), na rodovia Thales Lorena Peixoto Júnior (SP-318).

 

O local será utilizado temporariamente para o descarte de pneus, uma vez que a Prefeitura, segundo Tundisi, pretende incentivar a reciclagem do produto. “Nós temos uma produção de 8 mil a 10 mil pneus todos os meses. Pretendemos estimular a reciclagem de pneus, seja no município ou não. Esse entreposto é um estágio intermediário em todo o processo de melhorar a reciclagem de pneus em São Carlos, especificamente na região urbana”, disse Tundisi.

A Secretaria de Serviços Públicos é quem faz a coleta dos pneus. Entre lojas e borracharia, a Prefeitura acredita recolher produtos de 30 estabelecimentos. “Não esperamos que os pneus fiquem por muito tempo nesse espaço, no máximo de um a dois meses. A nossa ideia é que os pneus sejam destinados para a reciclagem rapidamente”, explicou.

Se a demanda for maior que o espaço, Tundisi adiantou que há um outro barracão que pode ser usado ao armazenamento.

 

RECICLAGEM – Tundisi não descartou a possibilidade de existir a reciclagem de pneus. “Estamos conversando com algumas empresas que podem desenvolver a reciclagem em São Carlos. Isso gera emprego, renda e resolve um problema ambiental sério. Guardar pneu não é uma missão da Capital da Tecnologia, guardar pneu tem que ser uma atividade intermediária. A próxima etapa é reciclar pneus de tal forma que possamos resolver, definitivamente, esse problema”, explicou.

Tundisi observou que a Prefeitura negocia com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) a instalação de um sistema que produção de energia a partir de pneus. O diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, destacou a segurança do prédio. “É um local que não se consegue entrar facilmente e vai além das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros”, informou.

Os interessados devem se cadastrar na Coordenadoria de Meio Ambiente (rua Jesuino de Arruda, 2.545, entre a rua São Paulo e a Rui Barbosa, telefones: 3413-3057, 3413-3054, 3413-3046 e 3413-2979).

 

RELEMBRANDO – Os pneus usados eram descartados em um galpão do Parque Delta, que foi destruído por um incêndio de grandes proporções no dia 20 de maio. Desde então, a coleta de pneus estava suspensa na cidade. Laudo da Polícia Científica não conseguiu identificar se houve crime na causa do incêndio. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x