9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fundação Volkswagen visita Banco de Leite da Santa Casa após premiação

Fundação Volkswagen visita Banco de Leite da Santa Casa após premiação

14/05/2017 01h59 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Fundação Volkswagen visita Banco de Leite da Santa Casa após premiação

Representantes da Fundação Volkswagen estiveram, nesta sexta-feira, 12 de maio, visitando o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia. O objetivo foi o de conferir a reforma estrutural que o departamento sofreu após receber, em 2016, o prêmio Volkswagen na Comunidade. 

A Fundação VW, por intermédio do Rotary Clube São Carlos Norte, fez a doação de R$ 40 mil para a troca completa dos equipamentos de pasteurização do Banco de Leite. O Rotary Clube São Carlos Norte complementou a verba e fez uma reforma estrutural no Banco de Leite.

 De acordo com Sheila Viana, representante da Fundação Volkswagen, uma estrutura para ao Banco de Leite é fundamental para que as mães doadoras do leite sejam bem atendidas enquanto realizam este gesto de solidariedade.  Segundo ela, objetivo principal das organizações vencedoras da 9ª edição do concurso Volkswagen na Comunidade, promovido pela Fundação Volkswagen, é o de transformar a vida das pessoas por meio de ações sociais. 

Na região de São Carlos, a entidade vencedora da edição 2016 foi o projeto “Aparelhamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos”, que consiste na aquisição de equipamentos para o processo de pasteurização do leite materno, antes de ser doado para os prematuros internados na UTI neonatal. Com o novo equipamento, foi possível ampliar o atendimento do Banco de Leite, que é referência na região, e principalmente aumentar a sobrevida dos prematuros, reduzindo o índice de mortalidade infantil.

A entrega dos equipamentos para o reaparelhamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos foi realizada em dezembro do ano passado.  “O Banco de Leite serve para coletar e fornecer leite materno para os prematuros que não podem mamar em suas mães. Isso faz com que a gente aumente a sobrevida deles, porque os leites artificiais são os grandes causadores de infecção no intestino, que mata o prematuro. Aumentando a captação e o fornecimento de leite materno, nós vamos ter um impacto direto na mortalidade infantil”, afirmou o pediatra coordenador do Banco de Leite, André Luiz Giusti. 

Fundado em 2001, o Rotary Club de São Carlos Norte é responsável pelo projeto. “Eu tenho três filhos e me tornei doadora (de leite) para poder compartilhar com outras mães a alegria de poder dar o melhor para os filhos e vê-los crescer saudáveis”, afirmou Alessandra Yumi. O depoimento da beneficiária Thais Jaqueline Teodoro revela a importância do banco: “Eu sou mãe do Enzo. Ele ficou um tempo na UTI, a partir do momento que foi para o berçário, começou a receber o leite materno adquirindo alimentação. Foi muito importante. O leite é uma das melhores coisas para eles no momento”.

“Só quem faz o trabalho voluntário sabe a satisfação que é poder ajudar o próximo”, completou o voluntário Cláudio Roberto Belaz, gerente de Implementação de Projetos da família de motores EA211 da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Carlos.

A 9ª edição do “Volkswagen na Comunidade” premiou outros 10 projetos de todo o País. Com 36 anos, a Fundação Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil e oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social, entre os quais o “Volkswagen na Comunidade”.

VW na comunidade – Em nove anos de existência, o concurso já entregou 84 prêmios, totalizando R$ 3,04 milhões que beneficiaram diretamente 471.768 pessoas de 27 Estados brasileiros. No histórico, foram 4.350 projetos inscritos por 2.003 padrinhos, os quais são sempre colaboradores da Volkswagen do Brasil ou da MAN LatinAmerica (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende – RJ) que já atuam voluntariamente nas entidades. Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde absoluto de inscrições: foram 790 projetos indicados, 11,7% a mais do que na edição 2015 (707).  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x