8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Grêmios estudantis realizam conferência na OAB de São Carlos

Grêmios estudantis realizam conferência na OAB de São Carlos

14/05/2017 02h06 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Grêmios estudantis realizam conferência na OAB de São Carlos

Um grupo de aproximadamente 200 pessoas participou, na manhã de ontem, da 1ª Conferência dos Grêmios Estudantis, evento realizado em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento, que reuniu estudantes das diretorias dos grêmios de todas as escolas das sete cidades da Diretoria Regional de São Carlos, teve o objetivo de ampliar a formação dos alunos. 

Depois de uma abertura solene os estudantes de São Carlos, Ibaté, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Corumbataí, assistiram à palestra “Principais direitos constitucionais e seus limites: representação e participação”, ministrada pelo advogado Daniel Cardoso, que é presidente da Comissão “OAB vai À Escola”. Ele afirma que é importante que os estudantes entendam noções de democracia, constituição e sociedade e relacionem estas questões com o papel deles enquanto integrantes dos grêmios.

A dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, ressalta que o evento é um “marco” no Estado de São Paulo. “A ideia de encontros como este é de formar estes alunos para que eles entendam o papel de representar os estudantes da escola onde atuam. Estamos neste trabalha desde 2012. Fazemos um trabalho intenso que é referência no Estado de São Paulo. Hoje, podemos dizer que somos 10% grêmio estudantil até porque a Fundação Casa passará também a ter o seu grêmio. É uma maneira de ajudar na ressocialização destes estudantes que, quando saírem da fundação, voltam para a escola e vão ser integrados em ações dos grêmios nas escolas”.

Ela garante que o trabalho com os gremistas já rende bons frutos. “A participação é muito boa com eventos maravilhosos. Temos projetos ligados a esportes, à solidariedade, campanhas do agasalho, palestras, saraus literárias. Eles trabalham para atender os interesses dos alunos. Buscam fazer atividades para que a escola se torne um lugar mais interessante. As lideranças que estão surgindo é algo muito positivo”, afirma Débora. 

Sônia Maria Brancaleon, que cuida dos colegiados na Secretaria de Estado de Educação também participou da conferência. Ela disse que o projeto agrada muito o secretário da Educação. “O secretário de Educação, José Roberto Nalini, está encantado com o trabalho realizado com os grêmios estudantis. Há cerca de três anos incentivamos um calendário para um espaço de discussão antes de se chegar o momento das eleições. E nós procuramos acompanhar. Tanto é que dia 19 ele estará presente aqui na diplomação dos alunos (o secretário José Roberto Nalini). A participação destes jovens aplicando a cidadania nas escolas, saindo de sua individualidade e pensando no coletivo. Nenhum de nós é uma ilha e é bom que aprendam isso o mais rápido possível.” 

Para o presidente da OAB, Renato Barros, a nossa sociedade é complexa com visões de mundo diferente. “O relacionamento em sociedade é nosso ponto principal. Todos desejam uma sociedade em harmonia. E isso passa pelo direito, que destaca o comportamento da sociedade”, comenta. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x