21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Intolerância à lactose atinge 40% da população

Intolerância à lactose atinge 40% da população

15/06/2013 15h22 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Intolerância à lactose atinge 40% da população

Pesquisas demonstram que 40% da população têm intolerância à lactose. Náuseas, diarreia, excesso de gases, entre outros são os sintomas mais comuns, que ocorrem em função da incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite.

 

Segundo a nutricionista Giovanna Maffei, a intolerância à lactose ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino. “Portanto, a intolerância a lactose gera a incapacidade total ou parcial de digerir lactose devido à deficiência ou ausência da enzima lactase”, explica.

Essa enzima é responsável por dividir o açúcar do leite em glicose e galactose, segundo a nutricionista. “Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio da alimentação”.

Giovanna explica que quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose. Ela ressalta que toda a população tem, geneticamente, uma intolerância, uma má absorção de lactose, mas isso não causa sintomas sempre.

“Dependendo do grau da intolerância qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal”, alerta a nutricionista, que enumera os alimentos que podem ocasionar desconforto em quem possui intolerância: leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a maioria dos adoçantes em pó.

 

ACESSO – A nutricionista alerta que as pessoas, atualmente, têm mais acesso ao diagnóstico. Um dos motivos, segundo ela, é a busca por melhor qualidade de vida e o acesso amplo à informação. “Isso alavancou a procura por alimentos mais saudáveis, bem como direcionados a indivíduos que precisam ter uma dieta mais restrita”, acredita.

Giovanna alerta que a ausência de leite pode gerar uma deficiência de cálcio na alimentação. Portanto, a pessoa intolerante à lactose deve estar atenta a outros alimentos que possuem cálcio em sua composição como feijão, ovos, nozes, brócolis, couve e verduras escuras, repolho, figo, cenoura, laranja, entre outros alimentos.

A nutricionista lembra que, em geral, iogurtes podem ser mais bem tolerados que o leite, porque parte do açúcar é fermentada. “Porém, a maioria dos iogurtes, especialmente os de consistência firme ou cremosa, contém leite em pó ou soro de leite, para melhorar a textura. Além disso, alguns iogurtes apresentam o mesmo percentual de lactose que o leite de vaca – cerca de 5%.”, salienta. Outra alternativa para não passar mal ao ingerir derivados de leite, segundo Giovanna, são os probióticos, que quando tomadas continuamente podem melhorar a digestão da lactose.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x