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Município de Itirapina trabalha para ganhar status de “cidade turística”

19/02/2017 10h50 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Município de Itirapina trabalha para ganhar status de “cidade turística”

O município de Itirapina está trabalhando para ser uma das 140 cidades de interesse turístico do Estado de São Paulo. Estes municípios, depois de definidos pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado do Turismo, receberão recursos para dinamizar o trabalho voltado para ampliar a infraestrutura local voltada para o segmento, buscando um atendimento cada vez melhor aos visitantes. 

“Já temos um plano de turismo que foi  implantado pelo nosso Conselho Municipal de Turismo. Neste momento o município trabalha para ganhar o status de cidade de interesse turístico através de um programa estadual. Quem é estância pode continuar nesta condição se cumprir os critérios. Brotas virou estância, mas pode perder esta condição se não cumprir as metas. Se passarmos a esta condição teremos R$ 700 mil anuais para investir no turismo. Aí poderemos investir no Broa, nas cachoeiras e outras atrações naturais que temos”, ressalta o prefeito de Itirapina, José Maria Cândido (PMDB).

Segundo ele, o objetivo é buscar parcerias com cidades vizinhas para o desenvolvimento de um turismo regional. “O turista vem para a região. A pessoa se hospeda num hotel em São Carlos. No outro dia ele vai ao Broa, no dia seguinte visita Brotas, no outro viaja para conhecer Analândia, e por aí afora. Assim, gasta os recursos aqui e usufrui das três cidades com muita natureza e fica em São Carlos, onde tem mais opções no comércio”.

 

NOVA LEGISLAÇÃO – O desenvolvimento do turismo paulista avançou com a assinatura da sanção do Projeto de Lei Complementar 32/2012 pelo governador Geraldo Alckmin. O projeto de lei objetiva ampliar o número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

“Mais um passo importante no setor de serviços, que é o turismo. O setor gera emprego com o menor investimento de capital e é uma atividade essencialmente humana”, observa Alckmin. “São Paulo tem um grande potencial turístico, com praias, cidades históricas, gastronômicas, hidrominerais e religiosas, como é o caso de Aparecida, que recebeu no ano passado 12 milhões de romeiros e é segundo maior centro de peregrinação do mundo.”

 

Turismo estadual contará com fundo especial para municípios 

 

O Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado, por meio de um fundo constitucional que, para ano de 2015 teve um investimento de R$ 268 milhões para as 70 cidades estâncias. Este trabalho, por intermédio do PLC 32, tem seu foco voltado para o turismo que oportuniza o fomento do setor. São mais de um milhão de empregos diretos e mais de dois milhões indiretos, atualmente, em solo paulista e que movimenta até 56 setores da economia.

Com essa sanção, a partir de agora, o Poder Executivo deverá encaminhar à Assembleia Legislativa, a cada três anos, projeto de Lei Revisional dos Municípios Turísticos, o ranqueamento das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico. Por isso, até três Estâncias Turísticas que obtiverem menor pontuação no ranqueamento trianual poderão passar a ser classificadas como Municípios de Interesse Turístico.

E, por sua vez, poderão ser classificados como Estância Turística os Municípios de Interesse Turístico melhor ranqueados que obtiverem pontuação superior à das Estâncias Turísticas.

Diante desse cenário, a atividade turística progride e coloca o Estado de São Paulo na vanguarda do desenvolvimento do turismo, que conta agora com 70 estâncias, 140 municípios de interesse turístico, 34 regiões turísticas e 30 circuitos organizados e segmentados, além de uma infraestrutura de referência nacional.

 

MUNICÍPIOS TERÃO QUE ATENDER CRITÉRIOS 

 

Na prática, essa ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades, excetos as estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios. São eles: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

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