30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Patrimônio público requer revitalização

Patrimônio público requer revitalização

17/03/2012 10h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Patrimônio público requer revitalização

Ao invés de calçada, areia. As escadas que dão acesso ao parquinho tampouco foram finalizadas e o gramado está alto. Este é o cenário da praça localizada à esquina da rua Padre Joaquim Botelho Fonseca com a rua Santa Clotilde, no bairro Vila Isabel. O espaço, onde crianças costumam brincar, requer limpeza e revitalização.

De acordo com os dados da prefeitura, São Carlos tem, hoje, mais de 150 praças urbanizadas distribuídas na região central e em bairros periféricos. Teoricamente, para todas elas estaria previsto o trabalho de manutenção preventiva, como a poda e corte de árvores, além da limpeza dos gramados e conserto de calçadas, visando impedir a degradação desses locais e mantendo-os disponíveis ao público. No entanto, durante a época de chuvas, como a manutenção, que deveria ser constante, não vem sendo feita, o problema se agrava.

No Parque do Bicão, o panorama não é diferente: abandono. No local onde deveria estar instalado um bebedouro, há vazamentos e poças d´água se formam no concreto. A falta de lixeiras faz com que pessoas utilizem troncos de árvores como cestos de lixo. A vegetação no entorno do lago e na ilha localizada ao centro do mesmo praticamente pede para ser podada. “Se fosse bem cuidado e tivesse melhor infraestrutura, o Bicão ia ser uma maravilha”, afirmou uma senhora que diariamente caminha pelo parque.

E não são somente a praça da Vila Isabel e o Parque do Bicão que compõem essa paisagem desamparada. Em alguns pontos da cidade, como beira de córregos e canteiros centrais de avenidas, o mato alto chega a invadir vias e calçadas, o que acaba prejudicando o trajeto de pedestres.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, já existe um projeto para a revitalização da praça localizada no bairro Vila Isabel, que prevê a construção de calçadas, implantação de um plano paisagístico, entre outras melhorias. O início das obras ainda não está definido, porém não deve demorar. Já em relação ao Parque do Bicão, a assessoria alega que o local foi parcialmente limpo nesta semana e sua manutenção deve ser retomada em breve.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x