21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Policiais militares e ‘amarelinhos’ vão atuar na fiscalização

Policiais militares e ‘amarelinhos’ vão atuar na fiscalização

23/01/2014 22h56 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Policiais militares e ‘amarelinhos’ vão atuar na fiscalização

A Secretaria de Transporte e Trânsito e a Polícia Militar estabeleceram convênio para uma ação conjunta de fiscalização do trânsito de São Carlos. Na prática, os policiais militares da 1ª Companhia do 38º Batalhão da PM passam a usar o talão de multas municipais; antes o talonário era estadual, ou seja, os recursos vindos das infrações não eram recolhidos aos cofres da Prefeitura. Ao ser questionado sobre o aumento na arrecadação, o diretor de Trânsito, Mateus Araújo e Silva, rechaçou essa ideia. “Quem cuida da arrecadação é a Fazenda [Secretaria]. Eu me preocupo em fiscalização. O cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro reduz os acidentes”, disse Mateus, que ocupa interinamente a secretaria. O secretário Celso Higashi está em férias.

 

De acordo com o diretor de Trânsito, o convênio visa incorporar as forças policiais aos agentes de fiscalização, também conhecidos como ‘amarelinhos’. Atualmente, São Carlos possui 35 agentes de trânsito. Contando férias e afastamentos, o efetivo reduz para 30 funcionários, que são divididos em três turnos.

“O Ministério das Cidades estabelece um agente para cada mil habitantes. Seguindo essa recomendação, São Carlos deveria ter uns 238 agentes”, estima. Na opinião de Mateus, essas mudanças não alteram a rotina do cidadão, uma vez que a Polícia Militar já efetuava o seu trabalho de fiscalização. “A secretaria busca unir forças com o apoio da Polícia Militar”, explica.

A Câmara de São Carlos deve aprovar, na próxima semana, o convênio com a Polícia Militar instituindo a Atividade Delegada na cidade, com o propósito de estimular o policial a trabalhar em benefício do município em troca de uma remuneração que varia de acordo com a patente do policial.

Mateus explica que trabalhar com os policiais militares nos horários de folga na fiscalização do trânsito é uma possibilidade, no entanto, aguarda-se a volta do secretário Higashi para um debate mais aprofundado sobre esse assunto.

O diretor salienta que o trânsito de São Carlos passa por mudanças em sua gestão e esse convênio com a Polícia Militar está inserido no contexto das readequações.

Ele lembra que a  secretaria prepara editais para a contratação de dois radares estáticos que vão auxiliar na fiscalização, com equipamentos mais modernos em relação dos que operavam na cidade. A cidade está sem radar desde 11 de dezembro do ano passado.

Também estuda a implantação do PDA (Assistente Digital Pessoal), popularmente conhecido como talonário eletrônico.

O equipamento consiste em proporcionar a captação digital das multas de trânsito, desburocratizando o trabalho do agente. A secretaria deve estudar a aplicação dessa tecnologia ao trabalho dos policiais militares.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x