21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeito Barba promete apoio à causa Guarani-Kaiowá

Prefeito Barba promete apoio à causa Guarani-Kaiowá

27/11/2012 17h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prefeito Barba promete apoio à causa Guarani-Kaiowá

A marcha pública “Somos todos Guarani-Kaiowá”, realizada na tarde de sexta-feira, 23, teve como ponto de partida a UFSCar e ponto de chegada a praça do mercado municipal. Parando em frente ao prédio da Prefeitura Municipal por um tempo, os cerca de 70 manifestantes foram recebidos no auditório Bento Prado Jr. pelo prefeito Oswaldo Barba.

Durante o encontro, representantes do movimento entregaram ao prefeito um documento de 3 páginas contendo a descrição das causas da manifestação, bem como uma monção de apoio. Durante o encontro, Luciano Ariabo Quezo, da etnia Umutina e estudante de Letras, leu o documento para todos os presentes.

“Você são bem-vindos, a prefeitura é o espaço do povo”, disse Oswaldo Barba após a leitura e a manifestação: “Primeiro, quero manifestar minha solidariedade e apoio à causa de vocês. Vou escrever uma moção, anexar o documento que vocês me entregaram e encaminhar para quem é de direito.Reconhecemos o papel e a importância da manifestação de vocês”, disse, afirmando que foi ele, como reitor da UFSCar, quem implantou a reserva de vagas para indígenas: “Tenho orgulho de ter sido o reitor a fazer isso”, comentou.

Questionado sobre o encontro com o prefeito, Luciano Quezo disse:“A princípio nós fomos barrados na portaria, que é o protocolo do sistema aqui da prefeitura. Fora isso, acho que foi bem encaminhado, vamos aguardar o parecer documentado. Aparentemente ocorreu tudo bem, o prefeito nos recebeu, nos ouviu o suficiente para que pudéssemos expressar nosso sentimento através de documento e falas”, analisou.

“A reunião foi bem apresentada”, disse Lennon Corezomaé, estudante de educação física, também da etnia Umutina, e um dos líderes da manifestação: “Tivemos a oportunidade não apenas de entrarmos na prefeitura em 4 pessoas (o que foi inicialmente combinado), mas todo o grupo. A luta Guarani Kaiowá não é só a luta de um povo, é de todos os povos pela mesma causa. O prefeito nos recebeu, conversou conosco, manifestamos nossos pensamentos, nosso objetivos sobre a causa, disse que vai nos apoiar, fazendo os encaminhamentos . Esperamos então a resposta e que tudo continue indo bem, porque a luta não para aqui. Isso é só o começo de um grande jornada”, disse Corezomaé.

Segundo uma das lideranças, moções de apoio à causa ainda seriam entregues ao reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e ao prefeito eleito, Paulo Altomani. A data da entrega, no entanto, ainda não está marcada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x