7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reintegrar à sociedade: Projeto pioneiro quer unir pais e filhos

Reintegrar à sociedade: Projeto pioneiro quer unir pais e filhos

19/02/2014 15h37 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Reintegrar à sociedade: Projeto pioneiro quer unir pais e filhos

Em uma iniciativa pioneira entre a unidade da Fundação Casa de São Carlos e a Diretoria de Ensino, será implantada ainda neste trimestre primeira a Escola de Pais. A iniciativa foi possibilitada pelo contato com a Dirigente de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

Segundo a pedagoga Silvana Belotti, professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico de São Carlos, a união visa fazer uma interação com os pais dos menores que cumprem medidas sócio-educativas e que estão em processo de reinserção na sociedade.

“Queremos educar e acompanhar ao lado dos familiares o progresso de cada jovem e que ele, pós-saída da Fundação, tenha menos chances de voltar a replicar as ações que faziam anteriormente”, disse Silvana.

Segundo a pedagoga a meta da Escola de Pais é tentar fazer com que a família assuma a responsabilidade perante a sociedade de educar seu filho, que por um motivo ou outro, se viu envolvido em um ato infracional. “Este projeto pioneiro visa dar uma contribuição para que o jovem se reintegre na sociedade”, enfatizou.

 

SALA ESPECIAL

De acordo com Marcelo Barense, diretor da Fundação Casa em São Carlos, uma sala especial está sendo preparada para servir como a Escola de Pais.

Nela, uma vez por semana, estarão reunidos pais e filhos internos. “Queremos promover esta união. É salutar para o amadurecimento do jovem que passa por medidas sócio-educativas”, disse Barense.

Durante as aulas, haverá rodas de discussão, depoimentos e atividades que possam incentivar o jovem a se recuperar. “Esta interação é superimportante. Vamos ouvir os pais e os filhos podem participar. Ouvir a todos e achar soluções. Este é um primeiro (e importante) passo”, comentou Silvana.

Por outro lado, Barense informou ainda que a Fundação Casa irá capacitar profissionais para serem adequados a essa nova realidade. “Poder trazer a família para perto do filho e preparar para que ele tenha uma vida digna é nosso objetivo. Queremos que todos, sem exceção, possa ser reintegrado a sociedade”, finalizou o diretor da Fundação Casa.

 

Oficina mostra os perigos da HIV/Aids

A pedagoga Silvana Belotti foi a responsável por realizar uma oficina aos internos da Fundação Casa, cujo tema foi o perigo causado pela HIV/Aids.

Durante 50 minutos, ela exibiu vídeos e slides, além de promover uma roda de discussão, mostrando os perigos causados pelas doenças sexualmente transmissíveis.

“Toda semana realizamos esta atividade no sentido de passar orientações adequadas para os jovens que estão passando por este processo de reeducação”, disse a professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos.

De acordo com Silvana, durante a oficina foram tiradas dúvidas dos internos. “Procuramos esclarecer, orientar e prevenir, através do programa educacional “Prevenção também se Ensina – Comunidade Presente”. A intenção é fazer com que cada jovem saiba que proteger a saúde é fundamental para o próprio futuro”, disse Silvana.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x