1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Retiro: Redes sociais auxiliam jovens no Carnaval

Retiro: Redes sociais auxiliam jovens no Carnaval

01/03/2014 23h51 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Retiro: Redes sociais auxiliam jovens no Carnaval

O feriado de Carnaval será diferente para alguns jovens. Ao invés da folia, grupos ligados a Renovação Carismática Católica preferem o silêncio e o contato com a natureza. O mesmo ocorre com evangélicos que optaram pelo retiro espiritual nestes quatro dias de festa.

 

Mais de 500 jovens ligados a Igreja Católica estarão reunidos em diversos encontros de carnaval, a maioria realizada em chácaras. Um destes grupos é de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Tijuco Preto. Pelas redes sociais eles organizaram e convidaram internautas para “desfrutarem de um encontro simples e singelo com Cristo”.

Na página do grupo nas redes sociais há vários textos fazendo uma reflexão sobre o Carnaval. Para o jovem Leandro Sales se o carnaval fosse o antigo em que as pessoas apenas se divertiam de foram saudável, se o incentivo “ao pecado”, não teria problemas nenhum um cristão participar da festa. Porém para ele o Carnaval hoje é uma festa pagã.

Paulo Henrique Oliveira, que participa das missas na Igreja São Nicolau, no bairro de Botafogo, compartilha da mesma ideia de Sales e para ele o verdadeiro cristão foge desta festa que só “nos leva ao pecado”. “Vou participar de um retiro. Serão quatro dias de muita graça, amor e paz. Tudo isso na presença de Deus. O que eu vou querer mais. Tudo está perfeito em Deus”, afirma. Nos retiros além de orações e reflexões sobre a bíblia, há muita música cristã e celebração de missas.

Sales ainda afirma que “é legal sair e se divertir, mas sair para pecar ou compactuar com o pecado não é divertimento, é falso testemunho, e não é compatível com a fé cristã”.

Os jovens da Igreja Nossa Senhora do Carmo irão se reunir na chácara da comunidade Hesed e mais de 170 jovens confirmaram presença no retiro que começou sábado, 1º.

 

EVANGÉLICOS

Os jovens das igrejas evangélicas também estão procurando outra forma de passar o carnaval. O retiro é o caminho encontrado por muitos. Um deles acontece no campo do Paulistinha, próximo a Universidade Federal de São Carlos e terá inclusive um show gospel.

Juliana Santin, é estudante e cristã, como se autodenomina. Ela optou em ir para o retiro espiritual de sua igreja, a Evangelho Quadrangular. “Quero estar mais perto de Cristo ele é nossa salvador. O carnaval hoje é morte, pessoas se drogando, bebendo se prostituindo. Isso não tem nada haver com Cristo”, disse. Para a jovem universitária o sentido da festa de carnaval foi se perdendo com o passar do tempo e como “se fortaleceu na fé”, nunca mais foi à festa pagã. “Eu me converti ao senhor Jesus e em nome de Jesus eu nunca mais fui nesta festa horrível que só gera o mal”.

Não diferente pensa Carlos Eduardo Ferreira, analista de sistema e evangélico de verdade, como afirma. Para ele, que frequenta a Igreja Universal, não há sentido viver a festa pagã para quem assumiu Cristo em sua vida. “Sou de Cristo e vivo Cristo. Carnaval é coisa do diabo. Se sou de Cristo vou passar esta festa em minha igreja, orando, pedindo por aqueles que estão no mundo. Todo ano faço diferente e venho para minha igreja. Aqui há felicidade de verdade”, explicou.

 

BOM NEGÓCIO

Os retiros espirituais de carnaval se tornaram  um negocio lucrativo para quem tem chácaras e as alugam em datas especiais. João Ricardo dos Santos é proprietário e aluga parte para festas e comemorações e esta feliz por ter alugado para jovens evangélicos. “Eles pagam bem e não estragam nada isso é muito. É lucro”, disse o proprietário da chácara que fica no Varjão. Ele não quis revelar quanto cobrou o aluguel pelos quatro dias de festa.

 

Romualdo Santiago também possui uma propriedade na região do Valparaíso e também alugou a chácara para um grupo de jovens que irão fazer o retiro espiritual. “Fico tranquilo porque eles não irão fazer bagunça aqui e a propriedade estará em ordem no final do aluguel”. Santiago confirmou que alugar a propriedade é um negocio rentável, principalmente nesta época de carnaval. Em média o aluguel pelos quatro dias de carnaval não por mesmo de R$ 2 mil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x