20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santo das Causas Urgentes é celebrado nesta quinta

Santo das Causas Urgentes é celebrado nesta quinta

19/04/2012 11h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Santo das Causas Urgentes é celebrado nesta quinta

Nesta quinta-feira, 19, é comemorado o dia de Santo Expedito, conhecido como o santo das causas urgentes, aquelas em que não é possível esperar muito tempo para solução. Por causa disso atrai inúmeros devotos. Em São Carlos existe uma igreja dedicada ao santo que fica no bairro Santa Angelina, no final da rua Alberto Lanzoni.

A igreja se prepara para receber mais de 15 mil fiéis durante todo o dia. Missas e procissões marcam o dia. A primeira acontece às 6h30, logo em seguida, às 7h, haverá a celebração da primeira missa. E durante todo o dia acontecerão eventos religiosos.

 

HISTÓRIA – Há pouquíssima documentação histórica sobre Santo Expedito. A referência mais antiga encontra-se nos martirológios romanos, a lista da Igreja Católica de seus santos e mártires. Ali se registra a existência de legionários romanos martirizados na cidade de Melitene (hoje Malatia), na atual Turquia, em 19 de abril de 303, à época do imperador Diocleciano: Hermógenes,Caio, Aristónico, Rufo, Gálatas e Expedito, ou Expeditus.

Esses militares eram cristãos e morreram por não renunciar a sua fé quando isso lhes foi exigido pelo governo romano. De acordo com a tradição, Expedito foi comandante da XII Legião Romana, também chamada de Legião Fulminante, com um efetivo de 6.821 homens. Santo Expedito era o tribuno, a primeira dignidade da legião. Hoje, diríamos que ele era um general-de-divisão.

Sobre a Legião Fluminante, a história assinala um feito extraordinário: conta-se que estava em luta contra bárbaros na Germânia e os soldados romanos, desesperançados, passavam fome e muita sede, pois a água e os suprimentos haviam terminado. Encontravam-se numa planície, cercados de surpresa pelo inimigo e sentiam que seriam derrotados. Então todos se ajoelharam e rezaram, de braços abertos, implorando aos céus por uma solução.

Os bárbaros, perplexos com a cena, demoraram a atacar. E eis que de repente formou-se uma enorme tempestade, em seguida começou a chover torrencialmente e raios caíram por todos os lados, provocando confusão e atingindo principalmente os germanos que se encontravam em posição mais elevada.

Os romanos colheram água em seus capacetes, mataram a sede e reencontraram ânimo para lutar, obtendo a vitória.

Sem dúvida, o episódio influenciou o destino da Fulminante e levou muitos dos soldados a refletirem que aquele modo de rezar aprendido com os cristãos – de joelhos, erguendo suas preces a um único DEUS – era realmente eficaz.

Na época de Santo Expedito, a maioria de seus legionários já havia aceitado a fé cristã e a ela se convertido. A própria conversão de Santo Expedito muito nos diz sobre seu caráter e determinação. Ao conhecer a palavra de Cristo, sentiu o chamado de Deus e decidiu tornar-se cristão sem hesitar um instante sequer, mesmo que isso significasse enfrentar a repressão do Império Romano e a perseguição ferrenha que existia na época.

 

SERVIÇO:

Igreja de Santo Expedito em São Carlos

Rua Alberto Lanzoni – Santa Angelina

Procissão 6h30

Missas 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h, 18h30 e 20h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x