30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Segurança viária é tema de livro lançado por docentes

Segurança viária é tema de livro lançado por docentes

28/11/2012 20h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Segurança viária é tema de livro lançado por docentes

Na próxima quarta-feira, dia 5 de dezembro, ocorre em São Paulo, na Assembleia Legislativa, o lançamento oficial do livro Segurança Viária, de autoria de pesquisadores dos núcleos de estudos em Trânsito, Transportes e Logística do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Segurança de Trânsito da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Um pré-lançamento da obra ocorreu em novembro, durante o XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Joinville, Santa Catarina.

 

Financiada pela OHL Brasil, a publicação contou com a colaboração de diversos especialistas em segurança viária do Brasil e exterior e foi organizada por Archimedes Azevedo Raia Jr., professor do DECiv da UFSCar; Antônio Clóvis Coca Pinto Ferraz, professor do Departamento de Transportes da EESC; Tiago Bastos e Karla Rodrigues, doutorandos em Engenharia de Transportes pela EESC; e Bárbara Stolte Bezerra, professora da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru.

A obra possui 18 capítulos, nos quais são oferecidas informações sobre a acidentalidade viária no Brasil e no mundo. Publicado pela Editora Suprema, o livro reúne a experiência dos autores nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos anos, oferecendo uma alternativa para o setor de trânsito. Segundo eles, a violência no trânsito não é problema simples de ser enfrentado. Ao contrário, trata-se de questão complexa que exige abordagem científica e multidisciplinar. Os organizadores também ressaltam a importância da discussão, já que pesquisas têm apontado um número crescente dos acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, por exemplo, no ano de 2010 aconteceram mais de um milhão de acidentes, deixando 500 mil pessoas feridas com sequelas definitivas e 42 mil mortos.

A publicação, endereçada a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de trânsito, apresenta, de forma sintética e prática, os princípios que devem nortear a busca por uma maior segurança viária. No dia 8 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, o livro foi apresentado na reunião do Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes (Cedatt), órgão consultivo do Governo do Estado de São Paulo. Aproximadamente três mil exemplares serão distribuídos para órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela segurança no País. Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o professor Raia Jr pelo email [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x