1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Simpósio na USP reúne ganhadores do Nobel

Simpósio na USP reúne ganhadores do Nobel

01/03/2013 12h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Simpósio na USP reúne ganhadores do Nobel

O Symposium Honoring professor Daniel Kleppner, que começou quinta-feira, 28 e termina nesta sexta-feira, 1º, celebra o encerramento de uma fase do projeto do Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica (Cepof) e contou com a participação de vários cientistas de renome de todo o mundo, dentre os quais 5 ganhadores do prêmio Nobel.

 

Na manhã de quina-feira, 28, cerca de 220 pessoas ocuparam o auditório Sérgio Marcarenhas da USP para escutar as palestras de William Philips (Nobel de Física em 1997 e membro da Pontifícia Academia de Ciências) e Rainer Blatt.    

“Achamos que seria adequado fechar a etapa do projeto do Cepof com aquelas pessoas que colaboraram ao longo dessa década com os nossos trabalhos científicos. No caso, o professor Daniel Kleppner é um dos que realmente semearam toda a Física moderna, e embora ele não tenha ganhado o prêmio Nobel, muita gente que está ao redor dele o ganhou. E ter o professor Kleppner como honorário do nosso Instituto, ter o nome dele associado com a Universidade de São Paulo, é uma grande honra”, explica Vanderlei Bagnato, coordenador do evento de do Cepof.

Questionado sobre a importância do evento para os estudantes, Bagnato disse: “Os alunos gostam muito, pois vêem pessoas que costumam ver na imprensa, ver nos trabalhos científicos, de repente eles podem ver essas pessoas falando, podem conversar com essas pessoas, trocar idéias, então isso tudo é muito importante para formação dos nossos estudantes”.

Para o coordenador, o evento é um marco na história de São Carlos: “Eu diria que esse evento, que trouxe cinco prêmios Nobel, é um marco na história de São Carlos; marca para nós um momento importante de validar o que estamos fazendo, ao mesmo tempo tornando nossos laços mais fortes”, diz.

Para o cientista do Institut d´Optique (Palaiseau- França), Alain Aspect, a importância do evento é mostrar aos estudantes que todos os campos da Física são extremamente vivos: “Estamos fazendo pesquisas a respeito de temas a dos quais nós nem poderíamos imaginar a uma ou duas décadas. O campo tem progredido tanto nas últimas décadas, e é sempre estimulante ver os colegas irem em diferentes direções, cada um escolhendo seu caminho. É um evento notável”, afirma.

 

Impressão de estudantes

Yuly Lílian Durain Straub, estudante de Engenharia de Biotecnologia Molecular da Universidad de Chile, e que está em São Carlos por meio de intercâmbio, diz sobre o evento: “É uma possibilidade única de contatar, de interagir e conversar com outros cientistas sobre o que fazem, o que não fazem. Estou muito feliz de estar aqui”.

A peruana Edith Tueros, da Universidad San Luis Gonzaga, afirma: “Me sinto muito orgulhosa e muito contente por tudo. É a primeira vez que escuto pessoas assim, e isso é o máximo. Estou bem emocionada. Durante toda a semana estive bem emocionada. Aprendemos muitas coisas. É uma inspiração para seguir estudando Física e algum dia alcançar o nível deles”.

A mexicana Ania Pereda Torres, da Benemérita Universidad Autônoma de Pueblo, diz: “Estou muito contente de estar aqui, por que esses eventos de divulgação científica me encantam, podemos conhecer o trabalho dos professores, os alunos, eu inspiram os futuros cientistas; de certa maneira motivam, pois sabemos o quão difícil é fazer ciência”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Claudio B. Bretas
Claudio B. Bretas
11 anos atrás

ORGULHO PARA TODA COMUNIDADE DE SÃO CARLOS !!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x