8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar inaugura dois novos laboratórios

UFSCar inaugura dois novos laboratórios

07/12/2013 13h36 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
UFSCar inaugura dois novos laboratórios

A Universidade Federal de São Carlos inaugura na segunda-feira, 9, dois novos laboratórios: um Biocombustíveis e outro de Filtros. Todos dois localizados no Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) do Departamento de Engenharia de Materiais.

 

Foram empregados mais de R$ 1,8 milhões na construção dos espaços, entre investimentos diretos e indiretos. Os laboratórios irão sediar o desenvolvimento de pesquisas, inovação e serviços tecnológicos para produção e disseminação do conhecimento.

Segundo Marcos R. Monteiro, coordenador da Unidade Combustíveis do CCDM, no laboratório de biocombustíveis poderão ser desenvolvidos projetos e serviços tecnológicos “em uma área no qual existem muitos desafios e necessidade de produzir conhecimento para toda  a cadeia produtiva dos biocombustíveis. Desta forma, toda essa estrutura promove ainda mais os esforços da UFSCar na inserção do ensino, pesquisa e extensão na busca de soluções aos inúmeros desafios tecnológicos do país”, salienta Monteiro.

Afirma ainda que o espaço foi estruturado para atender as necessidades (técnicas e operacionais) dos projetos que são desenvolvidos no CCDM, e que a adequação do local demandou um período entre 8 e 12 meses. “Quanto ao laboratório, com esta concepção e propósito, é o único na cidade de São Carlos”, afirma.

O Laboratório de Filtros deve sediar pesquisas para o desenvolvimento de projetos e processos de fabricação de filtros de água para uso humano, além de ensaios para certificação desses produtos no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para que possam ser comercializados.

“Esse laboratório tem importância a nível nacional”, afirma Dorival Munhoz Jr., gerente de Unidade de Negócio – Metais/Cerâmicas.   Ele explica que serão feitos testes para avaliar a capacidade de retenção de partículas, de cloro, de bactérias: “Além de testes mecânicos e químicos”.

Afirma ainda que o laboratório terá aspecto multidisciplicar, porque tanto os testes quanto os trabalhos de pesquisa envolvem conhecimentos de engenharia de materiais, de química, de biologia, de engenharia ambiental e engenharia química.

“Anteriormente nosso laboratório executava somente atividades relacionadas a retenção de partículas e a partir de agora estaremos trabalhando em mais 6 testes das diversas áreas do conhecimento”, diz Munhoz.  

A inauguração acontece às 9 horas, e contará com a participação de Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Deputado Federal Newton Lima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x