23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar promove 2º Simpósio Brasileiro de Segurança

UFSCar promove 2º Simpósio Brasileiro de Segurança

26/09/2013 22h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar promove 2º Simpósio Brasileiro de Segurança

Com o tema Gerenciamento de Crises: segurança nacional versus grandes eventos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir do próximo domingo, 29, promove o 2º Simpósio Brasileiro de Segurança (SBSU).

 

“O evento tem um tema muito atual e com apelo muito grande de todos setores que mexem com segurança”, afirma o presidente da comissão organizadora do Simpósio, professor Fernando Araújo.

Contextualizando a escolha do tema, ele lembra a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo no país, e o mundial de balonismo, em São Carlos: “Este é um grande evento, e em segurança nunca se pode dizer que não vai acontecer nada. Isto quer dizer que temos que nos preparar”.

E segurança, afirma o professor, tem a ver com prevenção: “E prevenção significa ter conhecimento teórico, conhecimento de campo, operacional, ter pessoas preparadas, pessoas equipadas, e motivadas. São fatores essenciais, que todas pessoas de segurança devem levar em consideração”.

Segundo ele, que fez pós-doutorado na força aérea americana, o brasão do exército daquele país diz Tecnologia para vencer: “E isso diz tudo. E qual a melhor cidade para desenvolver tecnologia do que São Carlos? Não tem. É o ambiente perfeito para desenvolver coisas diferentes”, afirma, justificando a escolha da cidade para realização do evento.

“Estou trabalhando há pelo menos treze anos para que a cidade se torne também a capital da segurança, no sentido de desenvolver tecnologia de segurança”, afirma o professor.

Participarão representantes das três forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, além do Ministro do Exército do Uruguai, e do vice-ministro das forças armadas do Paraguai: “Isso porque é preciso ter um local comum, uma linguagem comum, uma integração. Na hora que acontece algo errado, quem vai mandar? Qual será a diretriz? Só há paz se você estiver preparado para guerra, diz um ditado latino; se estiver preparado para o pior. E é isso que estamos fazendo”.

A expectativa é que participem cerca de 2 mil pessoas. A participação, para pessoas que trabalham com segurança e se identifiquem como tal, é gratuita: “Chegou fardado, fez a inscrição é liberado. Pode ser vigilante de banco, segurança de prédio, PM, policia civil, não importa”, diz o professor.

O evento acontece até o dia 04 de outubro e contará com mesas-redonda, palestras, mini-cursos e exposições. Mais informações pelo site http://www.quimica.ufscar.br/sbsu/organizacao.htm

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x