30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unimed São Carlos inaugura Hospital Unidade II

Unimed São Carlos inaugura Hospital Unidade II

O mais avançado complexo de atenção à saúde da região conta com mais de 6 mil m² em estrutura de ponta

07/12/2021 08h59 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Unimed São Carlos inaugura Hospital Unidade II

Na manhã do dia 4 de dezembro, a Unimed São Carlos inaugurou o Hospital Unimed São Carlos -Unidade II, no prédio onde funcionava a antiga Casa de Saúde, na Vila Nery. O Hospital vem ser referência na região, oferecendo avançado complexo de atenção à saúde, em área de mais de 6 mil m². Nas primeiras semanas, o Hospital estará aberto para visitação das empresas parceiras da Unimed São Carlos, teste de equipamentos e treinamentos no local. Em seguida será feita a ativação completa.

Nesta primeira fase, foram realizadas reformas gerais (pisos, azulejos, forros e pintura), troca de instalações elétricas e hidráulicas, gases medicinais, climatização, exaustão, estruturas de concreto e troca total do telhado. Na primeira etapa inaugurada estarão disponíveis os Prontos Atendimentos Infantil e Obstétrico, Maternidade completa, Centro Cirúrgico, UTIs Pediátrica e Neonatal. Além disso, o Hospital também contará com um avançado Centro de Diagnóstico por Imagem.

Para o presidente da Unimed São Carlos, o médico Daniel Canedo, a inauguração desta fase do Hospital II é a realização de um sonho. “Hoje é um dia muito feliz. Estamos planejando, com muito cuidado, esse momento especial, para São Carlos, toda região e, claro, para a Unimed São Carlos. A inauguração é o primeiro passo para o início de um trabalho árduo, para trazer aos nossos clientes uma estrutura de ponta, um prédio lindo, confortável, com alta tecnologia para atendimento. Sem dúvidas, um marco para nossa cidade”, comemora o presidente.

O vice-presidente da Unimed São Carlos, o médico Ivan Linjardi, comenta o quanto essa conquista vem agregar à saúde de toda região: “Passamos por meses muito difíceis, diante da pandemia de Covid-19, o que nos fez valorizar ainda mais a saúde e o atendimento de qualidade aos nossos clientes. Poder inaugurar nossa segunda unidade hospitalar hoje é ainda mais emocionante, pensando em todo cuidado que tivemos, e temos, ao levar serviços de ponta, atender com carinho, com humanidade todos que passam pela Unimed. Esperamos oferecer cada vez mais qualidade e estamos sempre trabalhando para acrescentar no desenvolvimento de São Carlos e toda região”.

Unimed São Carlos completa 50 anos

Atualmente, tem em seu quadro mais de 350 médicos cooperados, atendendo mais de 100 mil beneficiários

A Unimed São Carlos foi fundada em 16 de maio de 1971. Com 50 anos de atuação em São Carlos, a cooperativa vem exercendo seu papel na saúde suplementar como operadora de plano de assistência à saúde, no segmento de cooperativa médica, defendendo os profissionais de saúde no contexto deste mercado de trabalho. Atualmente, tem em seu quadro mais de 350 médicos cooperados, atendendo mais de 100 mil beneficiários.

A área de ação da Unimed São Carlos compreende os municípios de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Dourado e Ribeirão Bonito. Atende também pessoas provenientes de todo território nacional, bem como gerencia o atendimento de seus clientes fora de sua área específica de atuação, mediante um processo de atendimento comum ao Sistema Unimed denominado de “Intercâmbio”.

Hospital Unimed São Carlos – Unidade I – Acreditado com Excelência

A Unimed São Carlos oferece aos seus beneficiários o único Hospital da cidade Acreditado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 3 – Acreditado com Excelência, nível mais alto da certificação. Essa Acreditação mostra que o Hospital é uma das instituições do país certificadas por atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, feito por escolha da Unimed São Carlos.

Gestão de Qualidade reconhecida

A Unimed São Carlos foi certificada, em 2019, na norma ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade Total, conferido pela DNV-GL, uma das mais importantes certificadoras do mundo. A certificação ISO 9001:2015 e o cumprimento das suas exigências focam, entre outros temas, o planejamento com avaliação dos riscos e oportunidades, a análise do contexto da organização, o  foco nos stakeholders, a ênfase nos processos terceirizados e o alinhamento com outras normas de qualidade, além do comprometimento da alta liderança.

Laboratório Certificado

O Laboratório de Análises Clínicas da Unimed São Carlos, o Unilab, é certificado com a última versão da norma ISO: a ISO9001:2015. A manutenção desta certificação evidencia a qualidade nos processos dos serviços oferecidos aos nossos beneficiários e clientes.

A Certificação do Sistema da Qualidade do laboratório Unilab na nova versão da norma ISO9001:2015 consolida o Unilab como referência na sua área de atuação de abrangência São 3 unidades do Unilab (Vila Prado, Carlos Botelho e Unilab Ouro), com equipamentos em Sistemas de Automação Plena.

Ouvidoria Certificada

A Ouvidoria da Unimed São Carlos conquistou o Certificado do Programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed – Edição Ciclo III, na categoria “EXCELENTE”, concedida pela Unimed do Brasil. A certificação integra aspectos sobre a estruturação e/ou revisão dos processos, em ajustes na atuação do Ouvidor e nos objetivos da Ouvidoria, nos meios de comunicação adotados, tanto para o público externo como para o interno, e na infraestrutura da área.

Selos de Sustentabilidade e Governança

Desde 2018, o Hospital Unimed São Carlos – Unidade I conquista um Selo de Qualidade de importante reconhecimento nacional de sustentabilidade dos Hospitais do Sistema Unimed: o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade.

A premiação é realizada pela Unimed do Brasil e certifica os hospitais próprios do Sistema Unimed que desenvolvem suas atividades de forma ética e transparente, respeitando seus clientes e todas as partes interessadas, além de realizar a gestão do seu negócio de forma sustentável.

Além do Hospital, a cooperativa também vem mantendo o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, por atender aos requisitos normativos das notas técnicas da Unimed do Brasil.

Os Selos são resultados de dedicação baseada em evidências de qualidade nos processos diários da Unimed São Carlos.

UTI Certificada

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed São Carlos – Unidade I recebeu, em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Top Performer, concedido às Unidades de Terapia Intensiva de todo o país que apresentaram alta eficiência.

A base do Sistema Epimed conta com mais de 2 milhões de pacientes e 800 UTIs cadastradas em todo país. Dentre elas, apenas 106, incluindo a Unimed São Carlos, receberam a certificação.

Essa classificação é mensurada utilizando os indicadores Epimed, através de uma Matriz de Eficiência, que analisa a TURP (Taxa de Recursos Padronizadas – indicador de tudo o que se usa dentro da UTI) e a taxa de mortalidade padronizada, que é baseada no SAPS 3.

Presidente: Dr. Daniel J. M. Canedo

Vice-Presidente: Dr. Ivan C. de M. Linjardi

Diretor Administrativo: Dr. Humberto M. Rizzoli

Diretor Financeiro: Dr. Gustavo Paro

Diretor Custos Médicos e Hospitalares: Dr. Carlos F. Erbolato Melo

 

 

Dr. Daniel Canedo ressalta importância do novo hospital

O novo Hospital é mais uma unidade que agrega qualidade ao atendimento da cooperativa

O presidente da Unimed São Carlos, Dr. Daniel J. M. Canedo, não esconde sua felicidade em estar comandando a cooperativa justamente nas comemorações de 50 anos e poder inaugurar a nova unidade hospitalar. Nesta entrevista ele conta como foi possível lutar contra a pandemia e realizar o antigo sonho.

PP – Em 2021, a Unimed São Carlos completou 50 anos. Como foi para você fazer parte desse marco tão importante como presidente da cooperativa?

  1. DANIEL – A Unimed São Carlos é uma cooperativa que, em 1971, surgiu com um sonho de ser referência em saúde. Hoje, após 50 anos, acredito que estamos cumprindo esse papel na nossa região. Estar presidente nessa data tão expressiva me deixa muito orgulhoso. Desde a sua criação, a Unimed está empenhada em trazer qualidade no atendimento para seus beneficiários, o que não tem sido diferente nos últimos anos. Trabalhamos com muita vontade e dedicação. Desde março de 2020, temos enfrentado, com muito empenho, uma batalha contra o novo coronavírus e, mais uma vez, mostramos o quanto estamos preparados para prestar com qualidade a assistência que nossos beneficiários merecem.

PP – E, nesse ano tão simbólico da comemoração dos 50 anos da Unimed, como é inaugurar uma estrutura dessa dimensão e importância?

  1. DANIEL -O novo Hospital é mais uma unidade que agrega qualidade ao atendimento da cooperativa. Desde a compra da antiga Casa de Saúde, temos trabalhado com muita dedicação para entregar um hospital que seja referência. Tivemos alguns obstáculos no caminho. A pandemia foi um grande desafio, principalmente pela falta de insumos e materiais. Por isso, é muito gratificante ver o esforço da equipe Unimed São Carlos em entregar um hospital com uma estrutura de ponta, com mais de 6 mil m², para atender com qualidade os beneficiários.

PP – Nesses últimos anos, durante sua gestão, além do novo hospital, outras unidades também começaram a funcionar. Qual a importância, para a região de São Carlos, em expandir o atendimento da Unimed?

  1. DANIEL – Vimos uma crescente demanda por atendimento em alguns setores como psicologia e terapias para crianças com necessidades especiais. Dessa forma, decidimos expandir nossas unidades e criamos, em 2020, o Viver Bem Pediátrico, voltado exclusivamente para crianças que precisam de atendimento especializado para Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, paralisia cerebral, prematuros e crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, esse ano, colocamos em funcionamento o Instituto de Psicoterapia para gerenciar melhor os atendimentos em psicologia. Inclusive, o prédio também fica localizado aqui na Vila Nery.

Temos trabalhado com muito empenho para oferecer novos serviços de qualidade, olhando sempre as demandas dos nossos beneficiários.

 

 

 

Dr. Ivan Linjardi reafirma parceria com Santa Casa

Nova unidade que terá Maternidade completa, UTIs Neonatal e Pediátrica, Prontos Atendimentos Obstétrico e Pediátrico, Leitos para internações clínicas, Centro Cirúrgico, além de um avançado Centro de Diagnóstico por Imagem

O vice-presidente da Unimed São Carlos, Dr. Ivan C. de M. Linjardi, afirma que as parcerias com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Segundo ele,  o prédio da antiga Casa de Saúde foi escolhido pela sua localização estratégica, mas também pelo apelo emocional que o imóvel carrega.

PP – O Hospital Unidade II, inaugurado no último sábado, é uma grande estrutura em tamanho e investimento. O que isso representa e o que podemos esperar dessa primeira fase?

  1. IVAN – Estamos muito contentes com essa conquista. Trabalhamos com muito empenho para entregar um hospital que tenha muita qualidade, seja nas instalações, como no atendimento. Essa inauguração é mais uma conquista para a cooperativa, que nos deixa muito satisfeitos e até emocionados.

Estamos entregando uma nova unidade que terá Maternidade completa, UTIs Neonatal e Pediátrica, Prontos Atendimentos Obstétrico e Pediátrico, Leitos para internações clínicas, Centro Cirúrgico, além de um avançado Centro de Diagnóstico por Imagem. Assim como nossas outras unidades de atendimento, esse novo hospital pretender ser referência na região.

PP- Como esse novo hospital ajudará a desafogar a rede pública de saúde?

  1. IVAN L- A Unimed São Carlos sempre teve um papel significativo e expressivo na sociedade, seja no atendimento como operadora de saúde, seja em responsabilidade social. A inauguração do Hospital Unidade II e, em breve, sua ativação, vem ao encontro do nosso propósito de melhorar a assistência à saúde de São Carlos e região. Atualmente, temos um pouco mais de 100 mil beneficiários que terão um hospital de alta performance à disposição e esperamos que isso contribua para uma melhora significativa nos padrões de atendimento em saúde da região, seja no setor público, como no setor privado.

PP – A Unimed agora tem 2 hospitais. Nesse cenário, a parceria com o setor público, mais

especificamente a Santa Casa, continua?

  1. IVAN – Agradecemos a Santa Casa de São Carlos por esses anos de parceria, pelo espaço que utilizamos durante esse tempo. Vimos, com a oportunidade de compra da antiga Casa de Saúde, a chance de melhorar a qualidade do nosso atendimento, principalmente dos setores de obstetrícia e pediatria.

A parceria com a Santa Casa não termina, estaremos abertos para novos projetos, novos produtos e contribuir com a instituição quando necessário. A Unimed São Carlos preza por um relacionamento de respeito e responsabilidade social com a população e os setores públicos do município.

PP – Em termos de desenvolvimento da Vila Nery, e na região desse bairro, porque a Unimed escolheu esse local e prédio para fazer esse investimento?

  1. IVAN – A Casa de Saúde, historicamente, sempre foi um local de muito afeto para os munícipes de São Carlos. Muitas vidas iniciaram lá e isso traz uma carga emocional bem grande. Além disso, a Vila Nery é um dos bairros mais antigos de São Carlos e de fácil acesso. Todos esses fatores, mais a vontade de oferecer uma assistência em saúde de qualidade, fez com a Unimed adquirisse a antiga Casa de Saúde. Esperamos ajudar no crescimento do bairro e, consequentemente, no crescimento do nosso município.

PP – Quando será a ativação dessa primeira fase e quais serão os próximos passos?

  1. IVAN O- Nesse primeiro momento, fizemos a inauguração do Hospital Unidade II e em breve teremos sua ativação. Mas, para isso, nas próximas semanas, estaremos em treinamento com os todos colaboradores que atuarão nessa unidade, além da testagem de todos os equipamentos e instalações. Essas são medidas de segurança para que o hospital inicie as atividades sem nenhuma intercorrência. Também já estamos trabalhando com muito empenho na construção da segunda fase, para tornar o Hospital Unimed São Carlos Unidade II o maior e melhor centro de saúde da região.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x