19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vigilância Epidemiológica emite 790 certificados em 2012

Vigilância Epidemiológica emite 790 certificados em 2012

21/07/2012 20h33 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Vigilância Epidemiológica emite 790 certificados em 2012

São Carlos está entre as cidades brasileiras aptas a emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento que, atrelado ao passaporte, é exigido em país que tem surto de febre amarela. Antes apenas portos e aeroportos emitiam o documento, obrigatório para algumas viagens ao exterior.

 

Desde março com esta função, a Vigilância Epidemiológica da cidade já emitiu 790 documentos. Em julho a demanda cresceu até a última quinta-feira, quando o órgão já havia registrado 199 emissões. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edel Zoia, a empresa Pirâmide, de Araraquara, tem enviado para cá perto os trabalhadores que vão para Angola, na África, construir uma usina de açúcar.

De acordo com o trabalhador Erondino Gomes de Oliveira, 28 anos, que está no grupo que atravessará o oceano Atlântico, a empresa pretende mandar perto de 500 funcionários para Angola até o final de agosto. “Esta será minha primeira viagem para fora do Brasil e já estou com a documentação toda pronta para não ter problema na viagem”, falou ao exibir o documento.

São Carlos está entre as poucas cidades no interior do Estado que emitem essa documentação. No mês passado, Ribeirão Preto também aderiu ao projeto da Anvisa que pretende espalhar postos aptos e emitir o certificado. A medida visa facilitar a vida dos moradores da região que viajam para o exterior.

Segundo a Anvisa, a proposta é descentralizar o serviço de emissão do certificado que antes era feito exclusivamente nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas e nos portos de Santos e São Vicente. O tempo para a emissão é relativamente curto.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, que esteve em São Carlos no dia 13 de fevereiro para anunciar a medida, explicou que a agência se esforçou para inserir o agendamento on-line e agora busca levar esse serviço para o interior de São Paulo. “Agora qualquer cidadão de qualquer cidade pode solicitar a certificação e retirar em São Carlos, na Vigilância Epidemiológica, depois de fazer o agendamento na internet”, orienta Barbano.

 

SERVIÇO – Para dar entrada na emissão do CIVP, é preciso realizar o cadastramento no site da Anvisa – www.anvisa.gov.br/viajante e agendar atendimento prévio na Vigep de São Carlos através do e-mail [email protected].

Com cadastro e agendamento encaminhado, a retirada do CIVP poderá ser feita na sede da Vigep de São Carlos, na rua Conde do Pinhal, 2161, Centro, que vai atuar como Centro de Orientação ao Viajante, com atendimento aos solicitantes de segunda a sexta-feira, das 14h30 as 17h30.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x