9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em São Carlos acontece em outubro

9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em São Carlos acontece em outubro

04/10/2014 11h41 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em São Carlos acontece em outubro

Realizada no mês de julho em 13 salas da capital paulista, a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove itinerância de sua programação na cidade de São Carlos em outubro. As sessões acontecerão aos sábados, nos dias 4, 11, 18 e 25, às 20h00, no Centro de Divulgação Cientifica e Cultural da USP, o CDCC, com entrada franca.

Reconhecido como o mais importante evento dedicado à cinematografia da América Latina realizado no Brasil, o festival selecionou para o público são-carlense títulos da competição Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, que reúne trabalhos de graduação de escolas de cinema e de audiovisual da Ciba, regional ibero-americana do Cilect (Centre International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision).

No total, serão exibidos no CDCC 21 produções, representando a Argentina, Brasil, Cuba, Equador e México. Na abertura, no dia 4 de outubro, estarão presentes os curadores do festival João Batista de Andrade, cineasta e atual presidente do Memorial da América Latina, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

Os destaques da Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect incluem o cubano “Anos de Luz”, sobre um fotógrafo que acompanhou o exército rebelde de Fidel Castro em 1958, o argentino “O Que Dizem da Selva”, vencedor em 2014 do prêmio de melhor curta nacional no BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, e os brasileiros “Com uma Câmera na Mão e uma Máscara de Gás na Cara”, sobre as manifestações de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, e “O Pracinha de Odessa”, sobre o ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman.

O vencedor da em 2014 foi à produção da Universidad de Buenos Aires “O Que Dizem da Selva”, de Octávio Tavares e Francisca Oyaneder. O júri de premiação foi formado por Bárbara Sturm, que é diretora da distribuidora Pandora Filmes e curadora do Cinerama BC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, pela pesquisadora e professora Luciana Corrêa de Araújo e pelo cineasta Marco Dutra de “ Trabalhar Cansa” e “ Quando Eu Era Vivo”.

Programação do dia 04/10 – PROGRAMA 1

“Catalogárgula” – Lucas Neris, Luan Salce e Gabriel Paixão (Brasil , 2013, 6 min, UFPEL) 

“Tejo Mar” – Bernard Lessa (Brasil , 2013, 22 min, UFF) 

 “Véspera de Natal” – Montserrat Gómez (México , 2014, 7 min, Universidad Iberoamericana) 

 “Pablo” – Caio Gox e Vinícius Soares (Brasil , 2013, 15 min, USP ) 

 “Corredor” – Juan Aguilar e Santiago Andrade (Equador , 2013, 37 min, INCINE)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x