30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Anônimos no País, Copa terá recorde de brasileiros naturalizados

Anônimos no País, Copa terá recorde de brasileiros naturalizados

15/05/2014 17h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Anônimos no País, Copa terá recorde de brasileiros naturalizados

No próximo dia 12 de junho, a Copa do Mundo terá a sua estreia, na Arena Corinthians, para o jogo entre Brasil e Croácia. Na busca pelo tão sonhado hexacampeonato, Luiz Felipe Scolari convocou seus 23 jogadores, que tentarão conquistar este feito. No entanto, outros seis brasileiros, convocados por outros países terão a possibilidade de impedir o título canarinho.

 

Batendo o recorde de brasileiros naturalizados em uma só edição de mundial, o caso mais marcante foi o de Diego Costa. Nascido em Lagarto, no interior de Sergipe, o atacante iniciou a sua carreira no Sporting Braga-POR, em 2006 e no ano seguinte chegou ao Atlético de Madrid-ESP. Emprestado para ganhar mais experiência, o centroavante regressou ao time da capital espanhola na última temporada e começou a ganhar notoriedade atuando ao lado do colombiano Falcao Garcia, que era o principal destaque do clube.

Após a saída de Falcao, Diego ganhou espaço e tornou-se peça fundamental no esquema do técnico Diego Simeone. Artilheiro colchonero, o camisa 19 foi convocado por Felipão para os amistosos contra Itália e Rússia, em 2013, onde atuou por 35 minutos na soma dos dois jogos. No entanto, o sergipano conseguiu junto à FIFA uma liberação para atuar com a camisa da Espanha e foi convocado por Vicente Del Bosque, para atuar na Copa do Mundo.

Veterano na Seleção Portuguesa, Pepe chegará ao seu segundo mundial com a camisa lusitana, na qual defende desde 2007. Nascido em Maceió, capital de Alagoas, o zagueiro, assim como Diego Costa, nunca atuou por um time brasileiro e é o homem de segurança na defesa de Paulo Bento.

Outro anônimo no país, que iniciou a sua carreira na Europa e jogará a Copa como naturalizado é o volante Thiago Motta. Paulista de 31 anos, o jogador estreou como atleta em 2001, com a camisa do Barcelona e atuou pelas equipes de base do Brasil, mas em 2009, quando chegou à Internazionale-ITA ganhou destaque no esquema de José Mourinho e despertou o interesse da FIGC (Federação Italiana de Futebol) e teve a sua primeira convocação em 2011. No ano seguinte, fez parte da campanha vice-campeã da Itália na Eurocopa de 2012.

Surpresa na lista de Cesare Prandelli, Rômulo também apareceu entre os convocados. Aos 26 anos, o volante fez parte de um treinamento teste nos dias 14 e 15 de abril e teve o aval do comandante italiano. Como profissional no Brasil, o gaúcho teve destaque no Santo André, vice-campeão paulista em 2010 e no Cruzeiro, em 2010 e 2011.

Nascido no Brasil em 1980, o zagueiro Marcos González ficou pouco tempo no país antes de se naturalizar. Com dois anos, o atual zagueiro do Unión Española mudou-se para o Chile, onde viveu até 2003, quando transferiu-se do Universidad de Chile, clube onde foi revelado em 1999, para o Colón. Em 2012, o defensor voltou ao seu país de nascença para defender o Flamengo, mas não teve sucesso com a camisa rubro-negra.

Aos 31 anos, Eduardo da Silva também terá a chance de estrear em uma Copa do Mundo. Ídolo na Croácia, país que defenderá no Brasil, o atacante reencontrou o seu bom futebol no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, clube que também conta com o meia Bernard. Surpresa na lista de Niko Kovac, ex-zagueiro croata, o meio-campista Sammir, de 27 anos, também defenderá a equipe no torneio. Baiano de Itabuna, Sammir teve passagens pelo Paulista e São Caetano, mas se destacou no Dínamo de Zagreb, onde realizou mais de 200 partidas pelo clube.

 

Confira outros atletas que também têm relações com o Brasil.

Filho do tetracampeão Mazinho, Thiago Alcântara está entre os 30 nomes de Vicente Del Bosque para a preparação espanhola visando a Copa do Mundo. Nascido na Itália, faz parte das seleções de base da Espanha desde 2007 e começou a figurar na equipe principal em 2011.

Bruno Alves, zagueiro de Portugal e filho de Washington Alves, que defendeu o Flamengo, de 1969 a 1971, mas que destacou-se em Portugal, também teve um parente vestindo a camisa da Seleção Brasileira, mas que não obteve sucesso por conta de uma tragédia. Nascido em 1954, o meio-campista Geraldo, tio do defensor, atuou ao lado de Zico no Flamengo e na Seleção Brasileira em 1975, no entanto, no ano seguinte acabou falecendo.

O mexicano Giovani dos Santos é outro atleta com histórico familiar no futebol brasileiro. Em 1980, o São Paulo revelou o meio-campista Zizinho, pai de Giovani, que na mesma temporada foi contratado pelo América do México, onde atuou por três temporadas. (futebolpaulista.com.br)

 

Veja a lista de brasileiros que já participaram de mundiais por outras seleções:

 

Alemanha – Cacau (2010)

Bélgica – Luís Oliveira (1998)

Costa Rica – Alexandre Guimarães (1990)

Espanha – Marcos Senna (2006)

Estados Unidos – Benny Feilhaber (2010)

Itália – Filó (1934), Mazzolla (1962) e Sormani (1962)

Japão – Wagner Lopes (1998), Alex (2002 e 2006) e Túlio Tanaka (2010)

México – Zaguinho (1994 e 1998)

Portugal – Deco (2006 e 2010) Pepe (2010) e Liedson (2010)

 

Tunísia – Clayton (1998 e 2002) e Francileudo Santos (2006)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x