19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Artesanato Amor e Arte” expõe peças no Balcão da Cidadania

“Artesanato Amor e Arte” expõe peças no Balcão da Cidadania

11/03/2014 21h04 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
“Artesanato Amor e Arte” expõe peças no Balcão da Cidadania

Gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Foi com esse intuito que as artesãs que desenvolviam um trabalho voluntário no Centro Comunitário Maria Stella Fagá criaram o grupo Artesanato Amor e Arte.

 

O trabalho do grupo está sendo exposto no Balcão da Cidadania do Shopping Iguatemi. Além das dezenas de peças à disposição do público, os voluntários querem aproveitar a oportunidade para expor a forma de trabalho do grupo, pautada na Economia Solidária.

 “Cada artesã tem a liberdade de escolher como vai realizar a compra de sua matéria prima e se irá confeccionar o seu produto artesanal individual ou coletivamente, no seu tempo livre, na sua residência, enfim, adequar a sua rotina de trabalho às suas necessidades pessoais e familiares. O trabalho coletivo acontece no momento da comercialização do artesanato, com regras e critérios estabelecidos de forma democrática e coletiva valorizando o trabalho sem competição”, explica Patrícia Horário, integrante do grupo.

Em oito anos de existência, o grupo já capacitou 500 mulheres. Atualmente, cinco delas atuam na comercialização dos produtos.

“Isso [comercialização] possibilita um maior conhecimento sobre o mercado e o contato direto com os consumidores, ampliando o aprendizado de cada artesã. Mas existem outras formas de atuação no grupo como a participação nas reuniões semanais e nas demais atividades de capacitação promovidas pelo projeto”.

O Balcão da Cidadania, criado em 2001, é um projeto do Shopping Iguatemi que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde atua, prestando serviços de natureza social.

 

O projeto concede, gratuitamente, um estande para divulgação de entidades do terceiro setor sem fins lucrativos e não governamentais. Captação de voluntários, de recursos (doações), comercialização de trabalhos manuais e divulgação do trabalho das entidades junto ao público estão entre os objetivos do Balcão da Cidadania. O tempo de permanência de cada entidade é de 14 dias e o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x