9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Brasil vai iniciar preparação para Copa atrasado em relação a adversários

Brasil vai iniciar preparação para Copa atrasado em relação a adversários

21/05/2014 21h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Brasil vai iniciar preparação para Copa atrasado em relação a adversários

A seleção brasileira vai começar os treinamentos para a Copa do Mundo atrasada em relação a diversos adversários, inclusive a Croácia, rival da estreia, e a concorrentes ao título Alemanha, Itália e França.

 

Por decisão da comissão técnica brasileira, os jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari ganharam ao menos uma semana livre e só vão se apresentar ao treinador em 26 de maio para iniciar os preparativos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Até a estreia contra a Croácia, em 12 de junho, o time terá 17 dias de preparação, o período mais curto das últimas Copas — foram 25 dias para o Mundial na África do Sul (2010), 22 dias para a Copa da Alemanha (2006) e 22 dias a caminho da conquista do penta na Coreia do Sul e no Japão (2002).

Com o encerramento no fim de semana passado do Campeonato Espanhol, a última das grandes ligas da Europa a terminar, Felipão poderia contar com praticamente todos os atletas já nesta semana. A única exceção seria o lateral-esquerdo Marcelo, que vai defender o Real Madrid no sábado na final da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madri.

Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Uruguai, Chile, Portugal e Croácia são algumas das seleções que já começaram a treinar para a Copa do Mundo, pelo menos com parte dos jogadores que disputarão o Mundial.

Os brasileiros, especialmente os que atuam em clubes do exterior (19 dos 23 convocados), aproveitaram o período de descanso para visitar familiares.

O preparador físico da seleção brasileira, Paulo Paixão, reconheceu que seria melhor ter mais tempo de preparação antes da estreia no Mundial, mas disse que a comissão técnica tem “convicção” no trabalho.

“Se você levar em consideração o tempo do treinamento desportivo, pelo menos quatro semanas de preparação seria o ideal, mas o tempo que temos tido nas últimas Copas do Mundo, Copa das Confederações, Copa América tem sido sempre esse e temos que nos adequar nesse período e aplicar os trabalhos”, disse Paixão à Reuters, por telefone.

A favor do Brasil está o fato de a equipe realizar a preparação para o Mundial no mesmo local onde ficará concentrada durante a disputa da Copa do Mundo, ao passo que os concorrentes ainda terão que viajar para o país e enfrentarão as consequências do fuso-horário e da longa viagem internacional, no caso dos times europeus.

Entre os adversários do Brasil na primeira fase, a seleção da Croácia iniciou os treinamentos nesta quarta. Itália, Inglaterra, França, Holanda e Alemanha já começaram a preparação esta semana. Os rivais sul-americanos Uruguai e Chile, este um possível adversário das oitavas de final do Mundial, já estão treinando há mais de uma semana.

Apesar de começar a preparação para o Mundial no dia 26, o Brasil só deve ter os jogadores em campo na Granja Comary pela primeira vez no dia 28, quando está previsto o primeiro treinamento. Os dois primeiros dias de concentração serão voltados para exames médicos e avaliações físicas, motivos de preocupação do técnico Felipão para a disputa do Mundial.

A preparação da seleção brasileira para o Mundial inclui a disputa de dois amistosos, contra o Panamá, em Goiânia, em 3 de junho, e diante da Sérvia, no próximo dia 6, em São Paulo.

 

ESPANHÓIS MAIS CANSADOS?

Por ter diversos jogadores envolvidos na final da Liga dos Campeões, a seleção da Espanha também iniciará sua preparação no dia 26, assim como o Brasil.

Apesar de vários atletas espanhóis terem de disputar um jogo decisivo às vésperas da apresentação para os treinamentos da Copa, o preparador físico do Brasil não acredita que a seleção da Espanha terá um prejuízo físico para a disputa do Mundial.

 

“Não vejo desvantagem. Eles vão estar com ritmo de jogo apurado, vão estar com coordenação de jogo e com estresse em nível de foco de jogo. Na parte física, vai depender da comissão técnica deles definir qual vai ser o tempo de recuperação”, disse. (reportagem adicional de Brian Homewood)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x