10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > CineUFSCar realiza sessão gratuita de filme nacional inédito em São Carlos

CineUFSCar realiza sessão gratuita de filme nacional inédito em São Carlos

01/10/2014 07h57 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
CineUFSCar realiza sessão gratuita de filme nacional inédito em São Carlos

O premiado longa metragem “Avanti Popolo” será exibido pela primeira vez em São Carlos no CineUFSCar nesta quarta-feira, 1º, às 19h. Um filme nacional, dirigido por Michael Wharmann e lançado em 2012. Após a exibição do filme, haverá o tradicional debate comum dos atores, André Gatti, que também é pesquisador e professor de cinema. Para compor a mesa, quem fará a mediação será o professor Arthur Autran, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O que torna essa sessão especial pelo ineditismo e pela oportunidade é estar debatendo com alguém que participou da produção do filme. Além disso, Carlos Eduardo Magalhaes conta que será a primeira exibição com o novo projetor do CineUFscar, e equipamento de som que permite ao expectador vivenciar melhor a experiência audiovisual.

O longa brasileiro recebeu inúmeros prêmios e foi exibido em diversos festivais pelo mundo. Circulou pela América Latina e levou filme de melhor obra prima no Peru, Melhor filme em Roma, Melhor diretor no México e Brasília. Na capital federal também levou a premiação de melhor crítica e ator coadjuvante.

O filme é um drama social e político que já passou por importantes festivais de cinema na Itália, Holanda e Argentina. “Avanti Popolo” conta a história de André (André Gatti). Ele tenta retomar a intimidade com seu pai (Carlos Reichenbach), um senhor que vive isolado a espera do retorno de seu filho desaparecido durante a ditadura militar. Para isso faz uma visita ao pai e encontra imagens de câmera Super 8, captadas pelo seu irmão nos anos 70

As sessões do CineUFSCar são gratuitas e acontecem no Teatro Universitário Florestan Fernandes, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, a partir das 19 h. O evento tem apoio da Coordenadoria de Cultura (CCult), da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do DAC. Mais informações pelo site www.cinema.ufscar.br. A programação da semana que vem é o documentário “20 centavos”, uma produção coletiva que conta a história das manifestações de junho 2013. 

 

ROTEIRISTA

Carlos Reichenbach foi um dos maiores roteirista do cinema brasileiro. Esteve em São Carlos na 5ª edição do Festival Contato. Na ocasião foi o apresentador do Noitão de Cinema do festival e realizou a curadoria da noite exibindo três filmes inéditos e inesquecíveis. 

Carlos Oscar Reichenbach Filho, nascido em Porto Alegre, 14 de junho de 1945, se criou em  São Paulo. Faleceu também em 14 de junho  no ano de 2012, foi roteirista, diretor de cinema e fotografia, professor, fotógrafo, crítico e ensaísta.

No cinema brasileiro, destacou-se como um dos principais diretores da chamada “Boca do Lixo” de São Paulo, que teve foco de produção na região central de São Paulo, e foi um dos diretores paulistas do chamado cinema de autor.

Escreveu e dirigiu seis curtas-metragens, quatro episódios em longas e 15 longas-metragens, acumulando diversos prêmios no Brasil e exterior. Dirigiu e fotografou mais de 200 filmes comerciais e institucionais entre 1971 e 1974.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x